publicidade

publicidade

Estou terminando a faculdade, e agora?


facul-blog-da-engenharia Quando terminamos o terceiro ano do Ensino Médio, muitas dúvidas vêm à mente: qual curso seguir, qual área, com o que vou trabalhar, e por aí vai…

Mas e no fim da faculdade? As dúvidas surgem em dobro e com um peso muito maior! Afinal, preciso trabalhar logo de cara? Como arrumar um emprego sem experiência?

É necessário muita calma neste momento. Primeiramente, durante a faculdade, o universitário pode estagiar em diversas empresas e isso já é um empurrãozinho, um ótimo incentivo, e é deste incentivo que estamos falando, o aluno precisa estar extremamente motivado para encarar o mercado de trabalho e entender que às vezes não é na primeira tentativa que o primeiro emprego chega, não é na segunda, mas é na terceira, ou seja, desistir nunca.

É claro que existe algo chamado pressão que deixa qualquer ser humano com medo de decepcionar os demais, principalmente familiares e colegas de classe, mas quando se é universitário, é preciso aproveitar todos os momentos e entender que não é possível ficar apenas aguardando que um vaga de emprego venha até você, é preciso que este universitário esteja motivado, é preciso que esse impulso haja de forma a fazer com que os seres humanos busquem, tomem iniciativa, procurem aprendizados, etc.

Mas, você sabe o que é motivação? Como motivar-se?

faculdade-blog-da-engenharia

Motivação é uma palavra que impulsiona os seres humanos, seja âmbito profissional ou pessoal.  Existem muitos fatores que impulsionam as pessoas, pessoais, profissionais, psicológicos, entre outros. Muitos autores discorrem sobre o tema como essencial para a obtenção de um dia a dia agradável e para que as ações realizadas sejam coerentes em sua vida pessoal e profissional.

Claro, se você é universitário e ainda não trabalha, é preciso que haja uma mola propulsora para que você seja arremessado contra o seu objetivo, ou seja, precisa sentir-se motivado para procurar um emprego, para manter-se no emprego, para digerir diversas pressões que essa fase da vida proporciona ao ser humano.

Quando a faculdade acaba, bate aquele desespero, aquela vontade de sair correndo, arrumar um emprego e, muitas vezes, uma frustração caso algo saia de forma inesperada.

Mas, é preciso que haja foco nesse momento. Por mais dificuldades que o Brasil esteja enfrentando no século 21, o espaço existe para todos, cada ser humano possui seu brilho próprio e deve aproveitar isso, pois ninguém ocupa o lugar de ninguém, mas a consciência que ninguém é insubstituível deve existir, por este motivo, há tanta necessidade de que os profissionais estejam preparados, estejam em desenvolvimento continuo e deste modo, se destaquem dos demais.

terminando--da-engenharia

É importante além de ter foco e motivação, aproveitar cada dia da universidade, cada docente, cada aula, cada conteúdo, isso é essencial, e, além disso, a procura do estágio, do emprego, deve acontecer durante a faculdade, pois o estágio é uma porta de entrada para as organizações, e, caso o curso seja em período integral, é extremamente interessante participar de trabalhos que viabilizem a prática da profissão, de empresas fictícias que as universidades tem proposto, etc.

Apesar de existir o medo, o mercado de trabalho está aberto para todos, mas apenas para os bons, a concorrência está acirrada, cada vez mais os estudantes se preparam, se desenvolvem e ocupam lugares excelentes nas organizações. A faculdade está terminando, o medo é natural, mas a motivação só você mesmo pode conquistar para ter o foco necessário e não desistir nunca.

Imagens: Shutterstock


publicidade

publicidade