CarreiraNotíciasTecnologia

Veículos elétricos da Ford poderão se comunicar com empresas de energia através da nuvem

1

Já falamos anteriormente aqui sobre os veículos elétricos da Ford, mas desde então não tivemos mais novidades significativas no setor. Acontece que, juntamente com mais 7 montadoras espalhadas pelo mundo e 15 empresas de eletricidade dos EUA, está sendo desenvolvida uma tecnologia bem diferenciada, e inédita é claro.

Foto: Ford Focus Elétrico

Foto: Ford Focus Elétrico

Suponho que a tecnologia esteja em fase de testes ainda e por isso não tem um nome definido, mas ela consiste basicamente na comunicação de veículos elétricos com as empresas de energia (creio que em tempo real).

+ Como funciona?

Simplificando o seu funcionamento, essa nova tecnologia funciona basicamente comunicando os dados de tráfego da rede elétrica com as montadoras (através da nuvem), para parar momentaneamente o carregamento das baterias dos carros elétricos quando há sobrecarga na rede, e quando a rede se estabiliza, tudo volta ao normal.
Veja abaixo um esquema que mostra passo a passo:

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução


 

Isso obviamente ajuda muito a gerenciar o consumo de energia elétrica, além de aumentar a eficiência e a estabilidade da rede elétrica. Vale lembrar também que as empresas de energia oferecerão incentivos significativos para quem utilizar o sistema.

É uma pena que tanto os carros elétricos, quanto a tecnologia provavelmente demorará muito para chegar aqui em terras tupiniquins.

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

Engenheiros recém formados se destacam com os maiores salários, nos EUA

Previous article

11 Dicas para ganhar moral com os professores

Next article

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Isso é legal sim, só fiquei na dúvida quanto à disponibilidade do carro, já que ele não será carregado imediatamente ao ligá-lo na tomada. Se eu cheguei em casa e quero sair daqui 1h, e quero deixar meu carro carregando por esse tempo, não posso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Carreira