ColunistasDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesEngenharia CivilEngenharia de MinasGeotecnia

Geotecnia: importância e atuação profissional.

0

É bem provável que em algum momento você já tenha ouvido falar em obras que desmoronaram por conta do solo. Isso se deve a falta ou negligência em estudos geotécnicos, que ganham cada vez mais espaço no mercado atual devido a sua importância.

Geotécnicos

Fonte: G1

O que é Geotecnia?

Geotecnia é considerada em sua definição a aplicação de estudos para interpretação e uso de materiais provenientes da crosta terrestre para soluções de problemas em Engenharia. Assim sendo, faz análises do comportamento do solo e das rochas ao serem submetidas à ação humana, como em obras de Engenharia.

Geotécnicos

Fonte: Instituto Minere – Análise de solo em campo

A Geotecnia é importante?

Todo projeto de Engenharia Civil, independente da obra deve obedecer a certas normas de segurança. Respeitar diversos critérios ambientais causados por essa obra também devem ser levados em conta.

A falta de estudos Geotécnicos pode causar diversos fenômenos indesejados em uma construção dentre eles: quedas e desabamentos, recalques, escorregamentos, etc.

Portanto, após entender um pouco sobre a importância do profissional Geotécnico, vamos falar brevemente do seu campo de atuação.

Acidentes geotécnicos

Fonte G1- Acidente de Brumadinho.

Quais são as principais áreas de atuação?

Assim, o profissional que trabalha com geotecnia tem em sua formação muito forte conceitos voltados para disciplinas de mecânica dos solos, das rochas, geologia, hidrologia. Enquanto também há a necessidade de um grande domínio em investigações geotécnicas, instrumentação, técnicas de mineração, barragens, ensaios laboratoriais de solos, etc.

Portanto, quando se fala em solo, rocha já vem na cabeça do Engenheiro Civil ensaios e sondagens e realmente não estão errados. Há uma grande atuação e importância do Geotécnico nessas análises para a construção de edificações.

Ensaios

Sondagem de solo feita pelo método SPT

Porém o Geotécnico pode atuar outras áreas em diversas, como:

  • Construção de barragens;
  • Obras subterrâneas;
  • Obras em erosão e assoreamento;
  • Estabilidade de taludes e encostas;
  • Pavimentação;
  • Patologias entre solo e estruturas.

Contudo existem outras várias áreas para esse tipo de profissional, tornado um o campo de atuação bem extenso. Porém deve-se manter em mente da grande responsabilidade desse profissional na construção civil, assim havendo a necessidade de grande capacitação e sempre se manter atualizado.

Vale lembrar que o conhecimento acadêmico é importante, porém a troca de informações com outros profissionais da área, adquirindo conhecimento é essencial.

Isabela Guedes
Engenheira Civil, especialista em Geotecnia e MBA em Gestão de Obras na Construção Civil. Desde o início da graduação trabalhei em diversas áreas da Engenharia, o que me trouxe uma vasta experiência de sete anos no mercado. Moro atualmente no interior do estado do Rio de Janeiro, possuo 28 anos e sou apaixonada por novos desafios, tecnologia e inovação, séries e games. Produzo conteúdo nas minhas redes sociais com muito humor e de forma acessível para quem não é da área, misturando minhas duas paixões Engenharia Civil e Cultura Pop. Tenho como grande objetivo trazer mais visibilidade para as mulheres na construção civil. Instagram: @engcivil.guedes

O que ler em 2021? 4 livros para abrir sua mente este ano

Previous article

A tecnologia está mudando a forma de como voamos

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login/Sign up