Cursos de EngenhariaDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesDicasDicas acadêmicasEngenhariaUniversidadesVida de Universitário

Graduado em engenharia! preparado para mudança?

0

Um detalhe que ocorre na vida de um recém graduado e que não se encontra na grade de nenhum curso de engenharia, é a forma com que mudanças podem ocorrer em sua vida. E considere a palavra MUDANÇA, no sentido integro de transferir sua vida de uma cidade para outra.

Dessa maneira, ao preparar-se para uma carreira o estudante tem a visão de poder ingressar em uma determinada empresa, que já conhece ou tem um sonho de trabalhar. Porém, conquistar esta vaga, ou mesmo ela estar disponível quando a conclusão de seu curso ocorra não coincidem. E algumas alternativas de emprego, fora de sua região devem ser consideradas.

Estar preparado para enfrentar uma mudança de cidade, ou em algumas vezes, até mesmo de estado é algo que deve passar pelo planejamento de um jovem graduado recentemente. Existem diversas obras e regiões produtivas no país e em algumas destas regiões a mão-de-obra é extremamente escassa. Empresas se vêm obrigadas a buscar por profissionais em diversas outras regiões do país.

Em contrapartida, outro fator que contribui para a necessidade de mudança de um profissional é uma situação econômica precária de determinada região, ou mesmo do país. Economia em recessão gera muito desemprego, obrigando pessoas a enfrentar desafios profissionais longe de suas famílias.

Algumas dicas importantes…

Alguns fatores devem ser avaliados ao analisar uma proposta profissional para fora de sua região de moradia. Considere, primeiramente a localização, proximidade de sua residência e de seus familiares; facilidade de deslocamento para esta região, aeroportos, transporte rodoviário etc.

Além disso, considere o custo de vida neste local novo. Pesquise por valores de aluguel, deslocamento para o trabalho. Avalie a possibilidade de levar sua mudança, ou de ter de adquirir novos móveis e utensílios para o lar.

Avalie a industrialização da região, se existem outros empregadores possíveis nesta cidade. Se é desenvolvida, possui meios de aquisição de bens, desenvolvimento humano etc.

Recém graduado, mas preparado!

Preparar-se para avaliar este tipo de situação faz parte de nossa vida profissional. Engenheiros são profissionais escassos em algumas regiões e muitas vagas disponíveis no mercado de trabalho exigem disponibilidade para mudança de residência.

Portanto, estar preparado para este tipo de oportunidade é importante para o profissional que deseja desenvolver-se na carreira.

Robson José Santos
Natural de Belo Horizonte, 31 anos. Graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Itaúna, formação técnica em Mecânica pelo CEFETMG - CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS. Atualmente morando em Campo Grande - MS; trabalhando em empresa onde desenvolve projetos mecânicos de implementos do setor florestal (preparo de solo e plantio de florestas). Executa serviços de projeto mecânico e detalhamento mecânico. Sendo o detalhamento mecânico a fase de projeto onde apresenta maior dedicação, acreditando ser a primeira forma de materializar o projeto e apresentá-lo aos próximos setores que darão continuidade à fabricação.

Forças-Tarefas de Fiscalização do CREA-SP

Previous article

Sua responsabilidade sobre treinar pessoas!

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *