publicidade

publicidade

Internet 5G dá os primeiros passos para chegar ao Brasil. Saiba mais!


Muitas cidades brasileiras ainda não possuem nem acesso a internet, mas mesmo assim, desde o começo do ano, o Brasil já começa a estudar a implantação da próxima geração da conexão a internet móvel: a rede 5G.

Você sabe do que a internet móvel da próxima geração será capaz? O Blog da Engenharia vai explicar melhor. Acompanhe!

Crédito: Bem Mais Seguro

Embora ainda possam ocorrer algumas  mudanças sutis, as normas regulamentadoras que definem quais serão as capacidades técnicas dos equipamentos envolvidos na distribuição do sinal 5G já estão finalizadas. Vamos aos principais avanços:

+Densidade de conexão

As especificações da norma regulamentadora determinam que o 5G deve suportar uma base de 1 milhão de dispositivos conectados por cada quilômetro quadrado. Parece mais que o suficiente não é? Mas pense bem, o 5G está sendo desenvolvido para ser utilizado na próxima década, quando a Internet das Coisas irá dar um salto imenso.

A tendência é que desde seu celular até sua lixeira e geladeira já estejam utilizando o acesso a internet nesta época, por isso uma base tão grande deve ser suportada pela rede 5G.

+Velocidade para o usuário

A velocidade máxima alcançada por uma única célula do 5G chegou a incríveis 20 Gbps (20 vezes mais que a 4G brasileira, por exemplo). Isso não quer dizer que o usuário irá receber essa velocidade. Na prática, as especificações citam velocidades reais de 100 Mbps para download e 50 Mbps para upload. Bem interessante ainda, não?

E não para por aí: essas velocidades devem ser bem mais constantes em situações extremamente favoráveis, ou seja, nada de seus dados móveis ficar caindo na hora que você mais precisa dele.

Crédito: G1

+Mobilidade

As redes do 5G foram feitas para suportar um usuário se locomovendo  até 500 km/h, ou seja, mais uma boa notícia já que agora você vai poder usar seu telefone durante viagens como se estivesse usando seu wi-fi, sem se preocupar com queda de sinal.

+Previsão de Chegada

Ainda não existe uma real previsão de quando a rede 5G irá realmente chegar ao mercado de fato, muito menos em solo brasileiro, mas existir movimentações para a implementação da rede já é um bom sinal. Só nos resta esperar e acompanhar de perto as próximas notícias.

Fonte: Olhar Digital


publicidade

publicidade