publicidade

publicidade

Já é possível ter a Carteira de Trabalho no smartphone. Saiba como!

Estratégia faz parte de plano do governo de digitalizar documentos pessoais

Boa novidade! Foi liberada recentemente pelo Governo Federal a CTPS Digital, aplicativo que possibilita aos trabalhadores acessarem todas suas informações contidas na versão impressa da carteira de trabalho, incluindo até mesmo dados de contratos de empresas antigas que tenham trabalhado.

Para conseguir visualizar a Carteira de Trabalho Digital, é necessário fazer o download do aplicativo e depois realizar um pequeno cadastro no site Sine Fácil. Caso você já possua cadastro, melhor ainda! O aplicativo já está disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

 

Foto: Reprodução.

É bom destacar que a versão digital é apenas um complemento do documento impresso, que continua sendo o oficial e obrigatório. Aliás, outra novidade interessante é que pelo app também é possível solicitar a primeira ou a segunda via da carteira em papel.

Com o avanço da tecnologia, está surgindo uma certa tendência para que documentos que tradicionalmente são apresentados em forma impressa, estejam cada vez mais presentes na tela do celular, eliminando assim boa parte da burocracia e do gasto necessário.

+Outros aplicativos

A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) também já está disponível em alguns estados em sua versão digital. Vale ressaltar que, nesse caso, ela inclusive serve para substituir a versão impressa, em caso de ser parado em alguma blitz ou ter a necessidade de apresentá-la por outros motivos. O novo formato do documento propicia uma maior mobilidade, praticidade e comodidade.

Já a Justiça Eleitoral lançou  o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi adotada posteriormente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será adotada em todo o país.

Fonte: Emprega Brasil


publicidade

publicidade