publicidade

publicidade

Lista BDE: 5 dicas rápidas (e eficientes) para se concentrar no trabalho


Ao longo dos dias, temos muitas atividades para executar. Muitas mesmo! O nosso dia a dia está sempre cheio de tarefas, de e-mails para responder, de colegas chamando e, com essa chuva de afazeres, geralmente se torna muito complicado a “tal da concentração no trabalho”.

 

Fonte: Pixabay.

Segundo o dicionário, concentrar significa “convergir para um ponto”, ou seja, no ambiente de trabalho, a concentração significa focar na atividade que será realizada. Mas e quando você trabalha em um local que existem muitas pessoas e que os colegas te chamam o tempo todo? Como se concentrar diante de tais situações? E os relacionamentos estressantes do dia a dia? Eles atrapalham, e muito, a concentração dos profissionais, pois lidar com pessoas difíceis, inflexíveis, entre outras características um tanto quanto negativas, demanda muita resiliência, o que gera um certo desconforto, estresse psicológico, físico e culmina na falta de concentração e de atenção no trabalho.

Porém, não são só os relacionamentos que nos desconcentram, como aponta, Carla Tieppo, uma neurocientista em entrevista para a revista Exame. Ela afirma que celular, redes sociais, entre outros motivos desconcentram demais os profissionais.

 

Fonte: Pixabay.

Para ajudar nesse cenário, Carla listou algumas dicas para a melhor concentração no trabalho:

1 – Dividir o trabalho em fatias

Segundo a Neuro, nós não ficamos concentrados por mais que 60 minutos, por isso, é interessante que após esse período, trabalhando ininterruptamente, façamos uma pausa de 5 ou 10 minutos para descansar o cérebro, conversar, tomar um café, verificar as redes sociais, etc.

2 – Manter-se bem alimentado

Isso é fundamental para qualquer atividade do nosso dia a dia. Cada vez mais percebe-se que a alimentação é o motivo do bem-estar, da disposição, e de tantos outros fatores.

3 – Ouvir música

Esse item funciona muito bem! Quando quero me concentrar, a primeira coisa que faço é ligar uma música e colocar meus fones. Claro que você não pode ficar “offline” no trabalho, é preciso estar sempre antenado ao telefone, às pessoas e ao chefe. A dica é para se concentrar, não para ficar alienado.

4 – Organização

Para os sistemáticos, essa dica é melhor das dicas. Organização é um ponto chave dos profissionais bem sucedidos, desde o computador, o e-mail, a área de trabalho, a mesa, bancada, entre outros. O importante é que o ambiente esteja bem organizado.

Inclusive, pensando em Marketing Pessoal, fica a dica: você é observado no seu estágio ou emprego CLT o tempo todo. Mesas organizadas e e-mails lidos constantemente são tarefas que parecem super fáceis, mas a maioria dos profissionais não consegue dar conta de realizá-las com eficácia e a imagem passada é extremamente negativa. Lembre-se, organização é muito importante, demonstra competência, habilidade e que você consegue sistematizar as informações que são passadas a você.

 

Fonte: Pixabay.

5 – Utilização de agenda

Essa dica é um bônus. Uma agenda auxiliará muito na sua concentração, pois seja uma agenda no Outlook, ou em papel, ou nas duas versões, é possível dividir o seu dia em atividades. Inclusive, se for no Outlook, é possível inserir cor (você pode definir a relevância de cada atividade), e isso ajuda muito a colocar um foco nas tarefas, pois você sabe que aquele momento é preciso parar para resolver o que está na sua agenda (hoje em dia, temos lembretes, ou seja, o e-mail te alertará no momento de realizar àquela atividade, mesmo que você se esqueça ou não tenha verificado a agenda naquele dia). Ela é um instrumento sensacional para reuniões, organização de datas, horários e faz com que você evite erros no seu dia a dia, minimizando o estresse, e consequentemente, a falta de concentração.

“Falar é fácil”

Tudo bem que falar é fácil, o difícil é conseguir a concentração no dia a dia que todo mundo tem… É claro que é difícil, se não fosse assim, não seria tão desafiador. O importante é ter disciplina, pois todas as interferências citadas aqui, relacionamentos difíceis, muitas pessoas no mesmo ambiente de trabalho, redes sociais, celulares, entre outras, atrapalham o cotidiano, porém quando você cria uma “rotina” de atividades e começa a seguir as dicas citadas acima, o estresse passa a ser minimizado e, consequentemente, o ser humanos se sente mais leve, mais organizado e mais concentrado. Até porque, vamos combinar, trabalhar e ser interrompido o tempo todo ou não conseguir se auto concentrar é muito complicado, pois as tarefas ficam “mal concluídas” e é possível que existam erros na execução delas.

Concentre-se! Na primeira vez pode parecer difícil, mas quando você focar em algo que gosta e o fizer tão bem, você vai preferir essa concentração para realizar tarefas com excelência,  e de quebra ainda será muito elogiado pelos gestores. Boa sorte!


publicidade

publicidade