publicidade

publicidade

Lista BDE: 6 dicas para mandar bem no ENEM


Anualmente o Ministério da Educação realiza o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, para fins de verificação dos níveis de aprendizagem dos concluintes do Ensino Médio. O ENEM também é usado parcialmente ou totalmente como critério de seleção para universidades públicas e privadas. Por isso, muitos procuram estudar e se preparar para garantir uma boa nota.

Se esse é o seu caso, o Blog da Engenharia preparou 6 dicas para você mandar bem no exame. Confira!

Fonte: Appprova/Reprodução.

1- Leia (todo) o edital

O edital não contém apenas a data e horário das provas e procedimentos e informações sobre os resultados. Ele também apresenta os conteúdos das disciplinas.  Por isso, leia e estude cuidadosamente o material.

2- Elabore um plano de estudo

O plano de estudos te ajudará a organizar e distribuir melhor a sua rotina e o tempo dedicado a cada disciplina. Você pode criar uma planilha definindo seus horários semanalmente e incluir um tempo extra para as disciplinas em que tem mais dificuldade. É importante estabelecer horários para descanso também.


Veja também: 10 sites e aplicativos que vão te ajudar a estudar para o ENEM


3) Desenvolva o hábito da leitura

É importante se acostumar com a leitura. Isso é um diferencial na hora da prova que normalmente tem questões extensas e exigem muita leitura e uma boa interpretação. Inclua a leitura de jornais e revistas no seu dia a dia.

Fonte: Reprodução.

4) Esteja atualizado

Estar informado é um grande passo para fazer a prova objetiva e a redação. O ENEM exige que o candidato relacione o conhecimento teórico com o conhecimento prático e atual. Por isso, é fundamental estar familiarizado com os acontecimentos do país e do mundo. Uma sugestão é assistir aos jornais diariamente, seja pela televisão ou pela internet.

5) Faça simulados e provas anteriores

Fazer simulados e provas anteriores pode te ajudar a ver o quanto você aprendeu e está preparado. Também pode te ajudar a reajustar o seu plano de estudo e dar uma atenção maior nas matérias com maiores dificuldades. Dica: tente fazer o simulado no mesmo tempo de duração do ENEM – essa é uma boa forma de testar a sua agilidade e raciocínio e evitar surpresas no grande dia.

6) Escreva e treine para a redação

Para se sair bem e tirar uma boa nota na redação é necessário treinar bastante. Por isso, escreva, escreva e escreva, principalmente textos dissertativos – que normalmente é o estilo pedido no ENEM. Peça ajuda para um professor para correção da redação. Assim, você consegue identificar onde está errando e corrigir.

Fonte: Reprodução.

Se você seguir as sugestões acima, se preparar com bastante antecedência e, claro, não se atrasar no dia, você irá se sair bem e garantir a tão sonhada nota. Boa sorte!


publicidade

publicidade