publicidade

publicidade

Lista BDE: 7 estratégias comprovadas para se concentrar melhor


Se concentrar não é tarefa fácil. Isso varia de pessoa para pessoa e de acordo com o ambiente em que estamos inseridos. Entretanto, concentração é peça chave para ações bem-sucedidas e trabalhos bem feitos. O fato é que, para se concentrar melhor, é preciso disciplina.

Em tudo o que se vai fazer no dia a dia, é preciso estar atento para não haver nenhum engano, evitando assim algumas más consequências e incertezas – seja no trabalho, em casa ou nos estudos, a concentração pode ser uma verdadeira pedra no sapato.

Fonte: Pixabay.

Mas como fazer para se concentrar melhor?

Concentração é diferente para cada um. Algumas pessoas conseguem facilmente, outras são concentradas de berço… Mas muitas pessoas sofrem por não conseguir se concentrar, ou são desfavorecidas em razão do ambiente em que moram, estudam ou trabalham. O barulho e o agito do dia a dia afetam muito a concentração das pessoas. Por isso, aqui vão algumas estratégias:

Procure um lugar mais calmo – é preciso sair do barulho para facilitar o processo. Vá a uma praça, sala ou qualquer outro local que ofereça melhor conforto auditivo.

Deixe de lado os entretenimentos – jogos, TV, redes sociais e demais atividades tiram totalmente o foco de atividades mais importantes. Quando estiver trabalhando ou estudando, não dê atenção aos entretenimentos.

Música – quanto à musica, depende da pessoa. Uns dizem que um som ambiente ajuda a manter o foco, outros dizem que atrapalha. Mas vale lembrar que o barulho em excesso vai distrair.

Procure o melhor horário – um horário que tenha menos pessoas por perto, talvez. Se você estiver sozinho e longe de conversas, fica mais fácil se prender à uma determinada atividade.

Crie um hábito – é possível fazer da concentração um hábito. Acostume-se a fazer as atividades de forma silenciosa e completamente atenta, sem conversar. Com o tempo, isso pode virar rotina.

Pratique exercícios físicos – as atividades físicas exercitam o corpo e a mente, e como envolvem disciplina, elas exigem muita concentração. Uma ótima pedida para treinar o corpo como um todo.

Estabeleça metas e procure alcançá-las – organização exige concentração. Então, se você procurar programar suas atividades para não perder prazos, estará aguçando sua concentração.

Fonte: Pixabay.

Concentração depende também do quanto gostamos de realizar tal tarefa. Claro que, se estamos fazendo o que gostamos, ficamos mais concentrados. Mas as dicas acima servem também para se concentrar em coisas que não são tão legais assim. Concentração é exercício. Vamos exercitar?


publicidade

publicidade