ColunistasCuriosidadesDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesEngenharia FísicaEngenharia Química

Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel

4

Existem mulheres na história que fizeram feitos incríveis e deixaram um enorme legado para nos inspirarmos. Um exemplo como esse é a cientista Marie Curie, física e química que foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel.

Convido vocês a conhecer um pouco de sua trajetória, que foi brevemente narrada em um filme lançado  em 2020 mostrando toda sua luta por respeito na comunidade científica. Logo abaixo vocês podem conferir o trailer desse filme.

Conheça um pouco do trabalho Marie Curie

Primeiramente, essa incrível cientista é conhecida por receber dois Nobel sendo sempre lembrada como uma das mulheres pioneiras na ciência. Marie trouxe uma enorme contribuição sobre o assunto de radioatividade, que inclusive foi um termo criado por ela.

Antes de mais nada, Marie Marie Skłodowska Curie nasceu em Varsóvia em 1867, desenvolveu seu trabalho na Universidade de Paris, onde foi a primeira mulher a ser admitida no local. Além de todo seu trabalho com radioatividade, também fez a descoberta de dois elementos químicos: o polônio e rádio.

marie

História de Marie

Contudo, antes de chegar aos grandes feitos que a fizeram famosa, não teve uma vida muito fácil. Os pais de Curie que eram um casal de professores que perderam tudo durante atos de ativismo a favor da independência da Polônia.

Através do incentivo do seu pai, que ela batalhou muito para ingressar na educação superior e virar cientista, algo que era quase impossível para época. Para custear seus estudos, Marie trabalhou como governanta onde conheceu seu futuro esposo, porém até o casamento de fato acontecer ela seguiu investindo na sua carreira acadêmica.

Marie Curie, a polonesa mais brilhante da história | Super

Relação de Marie Curie e Albert Einstein

Sobretudo, com o passar do tempo Curie começou a trocar cartas com membros importantes do meio científico, onde Albert Einstein se tornou um grande defensor da mesma no meio acadêmico. Por muito tempo, Marie sofreu vários ataques da imprensa e de cientistas em geral. Mas Einstein completamente indignado com o que estava acontecendo ofereceu todo seu apoio novamente para a cientista.

marie

Marie e Albert

Curie e o estudo da radiação

Em primeiro lugar, seus estudos com o marido sobre radiação emitida por sais de urânio começaram por volta de 1886, onde a partir daí pesquisou outros materiais que poderiam produzir o mesmo efeito. Logo após fez a descoberta dos elementos químicos.

Antes de mais nada, em 1903 recebeu o Nobel de Física “em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação”. Anos depois recebeu seu segundo Nobel pelo seu trabalho com a radioatividade, fazendo história.

Marie

Quer saber sobre mais curiosidades da Engenharia? Você pode clicar aqui e ter acesso aos meus outros artigos. Além disso, você consegue me encontrar nas redes sociais: Instagram | Linkedin

Isabela Guedes
Engenheira Civil, especialista em Geotecnia e MBA em Gestão de Obras na Construção Civil. Desde o início da graduação trabalhei em diversas áreas da Engenharia, o que me trouxe uma vasta experiência de sete anos no mercado. Moro atualmente no interior do estado do Rio de Janeiro, possuo 28 anos e sou apaixonada por novos desafios, tecnologia e inovação, séries e games. Produzo conteúdo nas minhas redes sociais com muito humor e de forma acessível para quem não é da área, misturando minhas duas paixões Engenharia Civil e Cultura Pop. Tenho como grande objetivo trazer mais visibilidade para as mulheres na construção civil. Instagram: @isabelaeng

Margaret Hamilton: a mulher por trás do sucesso da Apollo 11

Previous article

O que é um serviço de hospedagem, como contratar um confiável e como isso influencia no tráfego e no lucro de seu site

Next article

4 Comments

  1. Lindo artigo, jamais esquecer de personagens assim!

  2. Uma grande inspiração!

    1. Com certeza, mais uma grande mulher que deve ser lembrada!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up