publicidade

publicidade

Curso, carreira e futuro da Engenharia, Marketplace e SOLIDWORKS


Durante o SOLIDWORKS WORLD 2018, nós tivemos a oportunidade de entrevistar Craig Therrien, Senior Manager da SOLIDWORKS. Nessa conversa, Therrien contou para o Blog da Engenharia um pouquinho sobre o SOLIDWORKS 2018, Marketplace, o curso, a carreira e o futuro da Engenharia. Confira abaixo como foi essa entrevista.

Entrevista com Craig Therrien em vídeo | SOLIDWORKS WORLD 2018 

O vídeo da entrevista exclusiva do Craig Therrien para o Blog da Engenharia você confere logo abaixo.

SOLIDWORKS 2018 | Novidades:

Para explicar as novidades do SOLIDWORKS 2018, Craig Therrien passa, inicialmente, pelo questionamento sobre o que está acontecendo atualmente com o projeto e a fabricação de produtos. A resposta, é dada por ele mesmo: não se fala apenas em projeto, mas também em todo o processo de fabricação. Ou seja, não é possível pensar separadamente no projeto ou na fabricação, é preciso pensar nos dois de forma conjunta.

Assim, o SOLIDWORKS 2018 possui uma novidade chamada SOLIDWORKS CAM, que permite que os projetistas e os fabricantes trabalhem de forma mais próxima. O objetivo é fornecer ferramentas para facilitar o trabalho, visto que, atualmente, os engenheiros saem da faculdade sabendo não só projetar, mas entendendo também o processo de fabricação. De tal forma, o projeto é feito a partir da compreensão da fabricação.

As empresas são divididas em diferentes setores, cada um com uma função. O SOLIDWORKS 2018 fornece uma solução que permite que toda a empresa trabalhe em um único modelo CAD 3D. Deste modo, toda a equipe pode fazer o trabalho em um único software.

Isso significa que é possível fazer modificações no projeto devido a problemas de fabricação, defeitos e outros de forma rápida e ter uma resposta ágil. Em resumo, as modificações podem ser feitas ao longo do processo de desenvolvimento. No final, o projeto é melhor, mais inovador e com maior qualidade. Ainda, é possível produzi-lo com um custo menor, visto que a fabricação dirá como projetar a peça de um modo mais fácil de produzir.

SOLIDWORKS 2018 | Marketplace:

Sobre marketplace, Therrien afirma que, nos últimos anos, projetistas e fabricantes tentam trabalhar em conjunto. Assim, as empresas procuram uma forma de permitir que as pessoas projetem uma parte e façam a encomenda pelo próprio SOLIDWORKS.

O software permite ao projetista descobrir qual o custo e a viabilidade do seu projeto. Também é possível que o projetista e o fabricante se comuniquem.

SOLIDWORKS 2018


O que Craig tem a dizer sobre o curso de engenharia?

Sobre o curso de Engenharia, Therrien acredita que os engenheiros que se formam hoje são muito diferentes dos engenheiros que se formavam nas décadas de 80 e 90. Ele reafirma que os engenheiros que deixam a faculdade atualmente não sabem só engenharia mecânica, eles também entendem sobre engenharia elétrica, softwares e, agora, eles também sabem a respeito do processo de fabricação, como cortar peças e impressão 3D, por exemplo.

Com um engenheiro mais bem moldado no mercado, o SOLIDWORKS 2018 tenta fornecer as ferramentas para o trabalho. Não somente auxiliar a parte de projeto, mas também a de fabricação.


Leia também: Entrevista exclusiva com Easton Lachapelle | SOLIDWORKS WORLD 2018 


O que Craig tem a dizer sobre a carreira na engenharia?

Therrien afirma que, com engenheiros entendendo sobre a fabricação, eles são melhores projetistas. Com a tendência atual, um bom produto é não só funcional, mas também atende seu público-alvo e as necessidades de seus clientes.

Para exemplificar, ele cita o seu próprio caso. Como projetista, Therrien fez carreira na indústria de motores de aeronaves. Porém, além de projetos, ele também participou da parte de fabricação. Deste modo, ele pode compreender como as coisas são feitas. Isso que foi importante para sua carreira, visto que, entendendo a fabricação, uma pessoa é capaz de projetar coisas que são mais fáceis e mais baratas de fazer.

O que Craig tem a dizer sobre o futuro da engenharia?

Por último, Therrien falou sobre o futuro da engenharia, definindo-o como brilhante. Com a velocidade com que as coisas mudam e a tecnologia aumenta, as pessoas são capazes de fazer várias coisas com os recursos disponíveis. Na engenharia, não há mais barreiras entre o projeto e a fabricação, que nunca foram tão ligados como estão agora. Assim, segundo ele, a engenharia nunca brilhou tanto como atualmente.


publicidade

publicidade