ColunistasMercado Financeiro para EngenheirosSem categoria

Modalidades operacionais do mercado financeiro

0

No mercado financeiro, existem diversos perfis de trader’s, e uma das características que compõe tais perfis, é a modalidade que cada trader exerce em suas negociações. Vamos hoje então cita-las essas modalidades e explicar como é negociado cada uma delas.

Modalidades operacionais do mercado financeiro

Swing trade:

Essa é a modalidade mais tradicional e mais conhecida. Nessa, o investidor abre negociações com a intenção de vende-las à um médio prazo. Sua característica principal é que as negociações permanecem abertas por mais de 24 horas, podendo vir há durar até meses, tudo dependendo da análise à qual essa negociação foi proposta. A vantagem dessa modalidade é que você não precisa estar necessariamente tão exposto ao mercado, como no day trade.

Swing trade

Day trade:

Essa modalidade é a que mais tem ganhado força no meio de trader’s varejistas e a que mais tem tirado dinheiro de trader’s iniciantes também. Ela tem como característica á ideia de parecer fácil ganhar dinheiro no mercado financeiro. Essa idéia ilusória se da pelo fato de você poder fazer negociações a curtíssimo prazo dentro de um único dia, ou seja, você compra e vende uma ação em um espaço de horas e até minutos, é uma modalidade que exige muito estudo e disciplina e um psicológico exemplar para aguentar oscilações de perdas e ganhos em um único dia.

Considerada uma modalidade um tanto quanto arriscada, uma vez que você esta o tempo todo se expondo à novas decisões, a chance de errar tona-se maior. Sendo assim se você é uma pessoa que gosta de adrenalina e não tem paciência de acompanhar negociações por meses ou até anos, talvez o day trade é pra você, mas todo cuidado nunca é pouco.

Day trade

Position trade:

Essa modalidade é a que mais exige paciência, pois são negociações que ultrapassam 6 meses de duração, podendo chegar há muitos anos, tudo sempre dependendo também da análise à qual foi proposta pelo investidor, a intenção aqui é lucrar a longo prazo. A decisão de um position trader é feita através de uma análise técnica e principalmente fundamentalista, pensando sempre na valorização do papel à longo prazo. Portanto se você é uma pessoa que tem paciência em ver seu dinheiro render á longo prazo, talvez você se encaixe nessa modalidade.

Position trade, a modalidade que exige paciência

Scalper trade:

Essa modalidade é conhecida por tentar dar o “tiro certeiro”. São negociações feitas que duram minutos e muitas vezes até breves segundos, acredite já presenciei operações que não alcançaram nem 2 segundos de duração. Tem como característica operar alavancado prevendo ter bons ganhos em pouquíssimo tempo, por isso é considerada a modalidade mais arriscada e não tão bem indicada por trader’s experientes, mas também muito exercida no mercado. A idéia aqui é ter uma meta diária, fisgar o seu pedaço da pizza e voltar amanhã. Muitas vezes operada em momentos em meio á uma noticia, onde os gráficos ganham grandes oscilações e euforias pela noticia dada naquele instante.

Quais são os riscos que se tem por operar qualquer uma dessas modalidades?

Segundo Warren Buffet o risco esta em fazer aquilo que não se sabe. Então na se engane, estude muito, e tenha uma vasta disciplina, um ótimo gerenciamento de risco e esteja com seu psicológico em ótimo estado, foque em ser um perito.

Warren Buffet

 

Marcelo Vinicius
Marcelo estudou Engenharia Civil pela Universidade Nove de Julho, e hoje cursa sua 2ª graduação em Análise e desenvolvimento de sistemas pela Universidade Anhembi Morumbi, é um amante da tecnologia e acredita que Engenharia alinhado com a Tecnologia é um diferencial para sua carreira. Em 2016 se deparou com o mercado financeiro, e se aprofundou em conhecimento afim de empregar da melhor forma seus investimentos, hoje atua como trader no mercado FOREX e de OPÇÕES BINÁRIAS, conhecido como artista gráfico e por desenvolver uma técnica de análise para o mercado de opções binárias, Marcelo acredita na ideia de que o mercado financeiro não é para todos, mas que é para todo engenheiro, pelo perfil de destaque em relação á números e leituras intensas de gráficos e alto poder de raciocínio. Além de suas trades diárias, Marcelo distribui conhecimento em sua pagina no instragram (@blogdatrade) e também como mentor e coaching analista do mercado financeiro. Marcelo tem 27 anos, e fora de sua vida profissional, é casado com uma dentista graduando e é um baterista nas suas horas vagas, apaixonado por musica. Instagram pessoal: @marviingarcia.

    3 MOTIVOS PARA VOCÊ TER UMA PLOTTER NO SEU HOME-OFFICE / ESCRITÓRIO

    Previous article

    Conheça tudo sobre a Engenharia Automotiva!

    Next article

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Colunistas