publicidade

publicidade

Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Mária Telkes


Para dar sequência à série mulheres que mudaram a engenharia e a ciência, a escolhida da vez é Mária Telkes. Ela foi uma físico-química e biofísica que fez inúmeras contribuições na área de energia. Suas pesquisas foram tão importantes que ela é chamada de Rainha do Sol por algumas pessoas.

Mária Telkes
Imagem: cienciadagarota.blogspot.com

+ Quem foi Mária Telkes?

Mária Telkes nasceu em 1900, em Budapeste, na Hungria. Ela concluiu o doutorado em físico-química em 1924 e, após, mudou-se para os Estados Unidos. No ano seguinte, ela ocupou o cargo de biofísica na Cleveland Clinic Foundation. Lá, trabalhou em parceria com George Crile, um cirurgião, e criou um dispositivo fotoelétrico capaz de gravar ondas cerebrais.

Telkes permaneceu no emprego na Cleveland Clinic Foundation até 1937. Na mesma época, ela obteve a cidadania estadunidense e começou a trabalhar na Westinghouse Electric como engenheira. Sua função era na área de conversão de energia térmica em elétrica.

Mária Telkes
Imagem: smithsonianmag.com

De 1939 a 1953, Mária Telkes fez parte de pesquisas com o Massachussetts Institute of Technology (MIT). Ela dedicou a vida a pesquisas sobre energia solar e faleceu em 1995.

+ Como Mária Telkes mudou a engenharia e a ciência?

Em sua parceria com o MIT, Mária Telkes trabalhou em um projeto de conversão de energia solar. Em 1944, trabalhando para o U.S Office of Science Research and Development, ela criou um destilador solar. Em meio à II Guerra Mundial, ele foi um apetrecho importante para a sobrevivência.

Depois da guerra, Telkes continuou suas pesquisas em energia solar. Ela desenhou e construiu, juntamente à arquiteta Eleanor Raymond, uma casa aquecida com energia solar. Em 1953-1954, ela trabalhou no desenvolvimento de um forno solar.

Mária Telkes
Imagem: pinterest.com

Em 1952, Mária Telkes recebeu o prêmio as Socitety of Women Engineers Achievement Award. Alguns anos depois, em 1977, recebeu um prêmio da American Solar Energy Society. Em 2012, ela entrou para o National Inventors Hall of Fame.

A história de Mária Telkes não relata se ela passou por situações complicadas por ser uma mulher tentando conquistar seu lugar na engenharia. Porém, isso não diminui seu empenho. A Rainha do Sol tem seu merecido lugar na lista de mulheres que mudaram a engenharia e a ciência.

Referências: Britannica; Interesting Engineering.


publicidade

publicidade