publicidade

publicidade

Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Marissa Mayer


Marissa Mayer é, provavelmente, a executiva mais famosa na área de tecnologia. Ela ganhou muito destaque como CEO da Yahoo, mas já mostrava seu talento antes disso em grandes empresas, como a Google. É sobre ela que vamos falar neste texto, que faz parte da série sobre mulheres que mudaram a engenharia e a ciência do Blog da Engenharia.

Marissa Mayer
Imagem: nytimes.com

+ Quem é Marissa Mayer?

Marissa Ann Mayer nasceu em 1975, nos Estados Unidos. Ela é filha de uma professora de artes com um engenheiro ambiental. Dentre suas atividades extraescolares, é possível citar o balé, patinação no gelo, piano e natação. Seu interesse em matemática e em ciências também começou cedo.

No princípio, Marissa Mayer queria ser neurocirurgiã pediátrica e chegou a fazer algumas aulas na Stanford University. Porém, ela mudou o curso entrou no Symbolic Systems Program de Stanford. Durante a graduação, participou do grupo de balé, de debates e foi voluntária em hospitais. Mais tarde, ela fez mestrado na mesma área e doutorado em ciência da computação. Seu foco foi em inteligência artificial.

Marissa Mayer
Imagem: mercurynews.com

Ainda na graduação, com um estágio na SRI International na Califórnia e um na UBS Research Lab em Zurique no currículo, ela recebeu 14 ofertas de emprego. Em 1999, ela aceitou um emprego na Google (um ano após a empresa ser fundada) e foi a funcionária de número 20.

Marissa Mayer lecionou programação em Stanford enquanto trabalhava na Google. Ela deixou a empresa em 2012 e, no dia seguinte, tornou-se CEO da Yahoo. Ela renunciou ao cargo em 2017. Neste ano, ela está lançando a Lumi Labs, uma incubadora de empresas de tecnologia.

Marissa Mayer
Imagem: wsj.com

+ Como Marissa Mayer mudou a engenharia e a ciência?

Marissa Mayer conquistou um cargo que não é muito ocupado por mulheres, que é ser CEO de uma grande empresa de tecnologia. Só isso já é um fato que pode motivar várias mulheres que sonham em chegar lá. Ainda, ela também esteve por trás de várias ferramentas importantes. Enquanto trabalhava para a Google, Marissa Mayer fez um trabalho excepcional que lhe rendeu muitos elogios. Ela aceitou o emprego quando a empresa ainda era pequena e fez parte do desenvolvimento de grandes ferramentas, como o Google Imagens, News, Maps, Books e o Gmail.

Marissa Mayer
Imagem: 9to5google.com

Assim, a mudança na engenharia e na ciência por parte de Marissa Mayer está nas ferramentas que auxiliou a desenvolver e que são fundamentais no cotidiano de muitas pessoas. Ainda, também está na grande inspiração que ela é para as mulheres no mercado da tecnologia e dos negócios. Como exemplo de influência, nos últimos anos Mayer entrou várias vezes em listas como America’s 50 Most Powerful Women in Business, Glamour Magazine’s Women, The Worls’s 100 Most Powerful Women e outras.

Referências: Interesting Engineering; Biography; Forbes.


publicidade

publicidade