publicidade

publicidade

NASA lança site que permite passear por Marte em realidade virtual


Já imaginou a sensação de caminhar por Marte? Agora é possível: a NASA (em parceria com a Google) liberou um site que permite fazer um passeio pelo planeta vermelho em realidade virtual/realidade aumentada.

O site – chamado Access Mars – permite que o visitante faça um passeio pelas dunas e vales de Marte por meio das imagens provenientes da sonda Curiosity. Ao longo do percurso também é possível aprender sobre a missão da sonda e o planeta.

Imagem: accessmars.withgoogle.com

Saiba mais

O site pode ser acessado pelo computador, telefone ou um dispositivo de realidade virtual. Mesmo os que não possuem dispositivos de realidade virtual ou aumentada podem visitar o site e fazer o tour. Basta acessar este link.

A paisagem foi capturada por meio das câmeras da Curiosity. É a partir das imagens obtidas que a imagem 3D é formada. Mas, apesar de parecer um site para diversão, ele também é usado pelos próprios cientistas e engenheiros da NASA para planejar o resto da missão da sonda.

Imagem: mobilesyrup.com

Vídeo

A experiência foi adaptada do software OnSight do Jet Propulsion Laboratory da NASA, o qual auxilia os cientistas a determinar as rotas e até marcar reuniões em Marte. No vídeo abaixo, você confere mais informações:

Referências: Access Mars; NASA; Phys.org; Le Monde.


publicidade

publicidade