publicidade

publicidade

Novos ecossistemas SOLIDWORKS aceleram a inovação e melhoram o ponto de partida


Nós já falamos aqui no Blog da Engenharia sobre os produtos e serviços desenvolvidos e oferecidos pelo SOLIDWORKS. Também fizemos uma cobertura do SOLIDWORKS WORLD 2018 e mostramos como o SOLIDWORKS se adapta às necessidades do cliente, que são as necessidades do futuro. Neste texto, nós vamos mostrar como os Ecossistemas SOLIDWORKS ajudam em todo o gerenciamento e desenvolvimento de projetos e produtos.

+ Ecossistemas SOLIDWORKS

+ O que são ecossistemas SOLIDWORKS?

Na biologia, aprendemos que um ecossistema está relacionado a um conjunto de comunidades vivendo e interagindo em um local de forma a criar um sistema que é estável e equilibrado. Partindo dessa definição, é mais fácil compreender o que é são ecossistemas SOLIDWORKS. Isso acontece porque esses ecossistemas são ambientes em que há uma integração entre diversos departamentos/áreas do início ao fim de um projeto.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: freebiesupply.com

De modo mais técnico, os ecossistemas SOLIDWORKS consideram as interações complexas entre vários agentes para fornecer soluções mais simples para o cliente. Dentre esses agentes é possível citar a fabricação, o serviço, a qualidade, a cadeia de suprimentos, o marketing, as disciplinas (como o projeto MCAD e ECAD) e outros. No todo, os ecossistemas SOLIDWORKS visam melhorar os resultados de negócios.

+ SOLIDWORKS 2018

O SOLIDWORKS, além de criar produtos pensando nas necessidades do cliente, investe na compreensão e na elaboração de ecossistemas de engenharia e outros produtos. O SOLIDWORKS 2018 envolve quatro ecossistemas: Design to Manufacturing (Projeto para a Fabricação), Data Management (Gerenciamento de Dados), Simulation (Simulação) e IoT (Internet das Coisas). O objetivo maior desses quatro ecossistemas juntos é criar um ponto de partida e acelerar a inovação. Com eles, os clientes podem inovar e escalar com produtos e processos líderes do setor. Vamos conhecer cada um?

– Design to Manufacturing

Esse ecossistema começou com o Model Based Definition – MBD (Definição Baseada em Modelo, em português) e o SOLIDWORKS Costing. O MBD é a linha digital de uma empresa responsável por conectar a manufatura ao projeto, de modo que quem está interessado pode auxiliar na melhoria dos projetos.

O MBD aproxima o projeto e a fabricação. Assim, ele é transformador na redução de erros de fabricação e acelera o projeto e reduz as lacunas na comunicação. Já o SOLIDWORKS Costing tem o papel de levar o pensamento da produção ao ciclo do projeto de forma antecipada. Um outro elemento é o SOLIDWORKS Inspection, o qual, como o nome já induz, auxilia na conexão dos dados de inspeção das peças produzidas ao projeto. Isso é feito por meio da automatização do processo.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: stmungoshighschool.co.uk

Ainda no Design to Manufacturing, vale destacar que o SOLIDWORKS 2018 conta com mais recursos. Um deles é o SOLIDWORKS CAM, que é um produto presente em um processo denominado SOLIDWORKS SMART Manufacturing (Fabricação Inteligente SOLIDWORKS). O SOLIDWORKS CAM possui usinagem baseada em tolerância e Intelligent Knowledge Base (Base de Conhecimento Inteligente). A usinagem baseada em tolerância lê os dados do SOLIDWORKS MBD e calcula, de modo inteligente, as operações de usinagem que são necessárias na fabricação da peça. A Intelligent Knowledge Base adapta, de forma inteligente, trabalhos futuros de fabricação a partir do aprendizado do seu comportamento de fabricação.

– Data Management

No gerenciamento de dados, o SOLIDWORKS PDM é um dos principais componentes. Ele gerencia todos os produtos do portfólio SOLIDWORKS (incluindo o SOLIDWORKS Electrical) e, assim, gerencia todas as partes dos processos.

O SOLIDWORKS PDM é um produto intuitivo, com capacidade de gerenciar dados sem sobrecarga, integração de CAD, fácil de implantar e eficiente para fornecer um retorno sobre seu investimento. A prova de que seus resultados são bons é que ele é usado por mais de 200 mil usuários do SOLIDWORKS.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: supplychaintoday.co.za

Os usuários do SOLIDWORKS Professional e Premium (com as versões do SOLIDWORKS 2017) possuem o PDM Standard para gerenciar os arquivos. Para mudar para o PDM Professional é fácil, não é preciso nem mesmo uma nova implantação.

No SOLIDWORKS 2018, uma das novidades é o SOLIDWORKS Manage. Ele e o Distributed Data Management são um diferencial principalmente para quem não pode implantar o PLM. Com o SOLIDWORKS Manage, é possível conduzir o gerenciamento de projetos e processos, de itens e criar painéis e relatórios.

– Simulation

No quesito simulação, o SOLIDWORKS abrange uma ampla variedade: estrutura, fluxo e simulação de injeção e moldes plásticos, os quais são fáceis de usar e podem solucionar questões complexas. No SOLIDWORKS 2018 há o Simulation Engineer da SIMULIA e um processo denominado Simulação de Projetistas para Analistas.

O Simulation Engineer tem como base as tecnologias Abaqus, com os melhores solvers não lineares da categoria. Já o SIMULIA tem produtos de simulação de alto nível para analistas e pesquisadores. Ela também é uma marca “irmã” do SOLIDWORKS na Dassault Systèmes.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: javelin-tech.com

Quando o SOLIDWORKS Simulation foi lançado, em 2001, muitos acreditaram que seria um problema se um projetista que não é especialista em FEA fizesse simulações. Porém, não foi isso que aconteceu. O fator de segurança dos projetos, atrelado à capacidade dos projetistas de interpretar resultados da simulação, contribuíram para que o uso do Simulation tivesse bons resultados. Na versão 2018, para alternar do SOLIDWORKS Simulation para o Simulation Engineer, basta um clique.

– IoT

IoT é a sigla para Internet das Coisas (Internet of Things). Aqui no Blog da Engenharia, nós já falamos sobre como a IoT, a conectividade e outros fatores estão relacionados ao futuro e à SOLIDWORKS nessa entrevista do Louis Feinstein durante o SOLIDWORKS WORLD 2018.

Diante da necessidade dos seus clientes de ter um produto conectado e gerenciado pela IoT no futuro, o SOLIDWORKS investiu em vários pontos nos últimos tempos. Foram lançados o SOLIDWORKS Electrical e o SOLIDWORKS PCB (para projeto da Placa de Circuito Impresso) e foi feita uma parceria com a Xively para o gerenciamento de tempo de execução do design de IoT.

Ecossistemas SolidWorks
Imagem: hackernoon.com

Ainda, o SOLIDWORKS, que possui os melhores produtos MCAD da categoria, se moveu para o ECAD. Assim, os clientes podem projetar em MCAD e ECAD com inovações revolucionárias.


publicidade

publicidade