EngenhariaEngenharia de SoftwareSoftwares para Engenharia

O que é ArchiCAD? qual a importância do uso do software na Engenharia

0

O universo da engenharia é amplo e o profissional precisa estar atualizado, usando softwares que auxiliem no trabalho. É justamente nesse cenário que entender o que é ArchiCAD se torna uma bela opção e traz eficiência para os seus projetos.

Por mais que seja simples e não é difícil de mexer, fato é que as informações devem ser citadas. Bem como, se torna fácil de conseguir o resultado almejado e entregar um projeto com o grau de eficácia necessária.

É chegada a hora de saber o que é ArchiCAD e a importância que tem para o engenheiro. Dessa forma, o texto trará informações válidas e que possibilitará utilizar uma das melhores ferramentas disponíveis.

O que é ArchiCAD?

Em primeiro lugar, basicamente o que é? Ele é um software totalmente desenvolvido pela Graphisoft e considerado BIM. Essa sigla significa Building Information Modeling, traduzindo para o português Modelagem de Informação da Construção.

Se trata de uma tecnologia que possibilita criar modelos virtuais e auxilia todo o processo de construção. Sendo assim, o software permite criar, por exemplo: a modelagem de uma edificação 3D com realidade.

Qualquer tipo de alteração no modelo BIM, em suma, implica diretamente na atualização automática do projeto 2D. Da mesma forma, a utilização pode ser para diversos projetos e a seguir confira os mais comuns:

  • Edificação;
  • Iluminação;
  • Interiores;
  • Paisagismo;
  • Urbanismo.

Existe um template brasileiro e que segue as normas da ABNT, oferecendo bibliotecas que atendem muitos tipos de projetos. Igualmente, o ArchiCAD oferece outras vantagens e a principal é ter uma documentação integrada.

Os desenhos são atualizados constantemente e fica simples de gerir os documentos, podendo organizar os projetos. Quer outra vantagem? Então, é possível integrar com o Excel e principalmente: utilizar as ferramentas.

o que é ArchiCAD

Qual a importância?

Imagine a seguinte situação: o cliente pede um projeto e o engenheiro cria um modelo 3D, devendo apresentar a outra parte. É nesse momento, em resumo, que o ArchiCAD permite mostrar o projeto por computador ou celular.

A importância é grande e o software ainda é uma plataforma aberta, permitindo que o fluxo de trabalho seja maior. Por exemplo: muitos participantes desse projeto podem trabalhar remotamente e ao mesmo tempo no modelo.

A eficiência é maior e tempo gasto é menor, ou seja, otimiza bastante os resultados desse projeto. Simultaneamente, dá para cada participante trabalhar na sua parte e anexar ao projeto final.

Quando algum elemento for inserido no modelo, é possível atuar uma série de dados e melhorar o resultado. Assim, área, materiais, volume, perímetro, acabamento e diversas outras informações podem ser obtidas facilmente.

O uso de plugins também estão disponíveis, embora não seja obrigatório e dá para ser superfícies realistas sem essa utilização. No entanto, é sempre interessante ter acesso a essa funcionalidade e o uso fica a critério de cada um.

O mercado está cada vez mais competitivo e por isso que a dica é sempre estar se atualizando sobre tudo. Ao mesmo tempo, na parte de software e afins, o mais importante é não ficar para trás e nem facilitar a vida da concorrência.

Para um engenheiro de qualidade, se torna essencial usar o ArchiCAD e provar de todas as vantagens citadas aqui. Por outro lado, aquele que não agir assim e ficar “parado no tempo”, poderá se arrepender e talvez seja tarde demais.

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

Saiba a diferença entre produção empurrada e produção puxada

Previous article

TQS X EBERICK: entenda o software que mais combinada com você

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Engenharia