BrasilDestaqueEngenharia Ambiental e SanitáriaEngenharia de EnergiaEngenharia ElétricaProdutosSem categoriaSustentabilidadeTecnologia

O que é e para que serve o selo PROCEL?

0

O que é e para que serve o selo PROCEL? O selo PROCEL foi criado pelo Programa Nacional de Proteção à Eletricidade – programa do governo federal elaborado pela Eletrobras em Dezembro de 1993. Não é de hoje que vemos o tal selo PROCEL em muitos equipamentos domésticos, não é mesmo?

O que é o selo PROCEL?

O que é e para que serve o selo PROCEL? Definindo,  é uma certificação do INMETRO elaborada pela empresa Eletrobras em Dezembro de 1993 a fim de incentivar as empresas otimizar a eficiência energética para tal equipamento, seja doméstico ou não.

No entanto, são estabelecidos indicadores de consumo e metas para os fabricantes devendo apresentar ao consumidor o desempenho para cada categoria de dispositivo. A princípio, cada tipo de equipamento candidatos aos selos, devem ser testados em laboratório indicado pela Eletrobras. Somente os produtos que atingem os índices estabelecidos recebem o selo PROCEL.

Selo PROCEL oficial

PROCEL significa – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica

Para que serve o selo PROCEL?

A etiqueta apresentada, principalmente nos eletrodomésticos, classifica o consumo de energia do equipamento e o quanto ele é eficiente (falando em questão de energia), que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

O Selo foi criado com o intuito de otimizar o uso das fontes de energia em busca de uma utilização racional, apesar disso ser ainda um problema,  através de um menor uso de  energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.

Por um lado, ele estimula a fabricação e comercialização de produtos eficientes e econômicos.

Por outro lado, ele é uma ferramenta simples para consumidor entender quais são os equipamentos com melhor eficiência e que consomem menos energia, ou seja, só há vantagens na utilização do Selo.

Mas e a etiqueta de eficiência energética?

Na verdade, não há selo se não houver a etiqueta de eficiência energética do equipamento em questão!

A princípio, é elaborada a etiqueta de testes INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) só depois disso que o dispositivo é contemplado com o selo.

Você sabe interpretar todas as nomenclaturas da etiqueta? Não se preocupe caro leitor, logo abaixo a imagem com a “tradução” de tudo que nela há. Confira:

Etiqueta legendada Selo PROCEL

Quais as vantagens de obter equipamentos com o Selo PROCEL?

Resumidamente, optando por produtos com o Selo PROCEL, a economia gerada por essa escolha resulta, a longo prazo, o equivalente de um novo equipamento.

Além disso, você pode contribuir com a economia de investimentos evita investimentos desnecessários no setor energético. Contudo, isso estimula a fabricação e comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico e principalmente com a preservação do meio ambiente.

Quer mais vantagens? Saiba que todos equipamentos que portam o Selo PROCEL são testados em laboratórios credenciados do INMETRO, ou seja, acaba sendo mais uma garantia de qualidade do dispositivo que você está inserindo na sua casa.

Meio ambiente agradece

O Selo PROCEL é um grande aliado do meio ambiente a fim de orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

Também objetiva estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a redução de impactos ambientais.

Selo CONPET e PROCEL, é a mesma coisa?

Mesma coisa não é, mas tem o mesmo objetivo porém tem o foco nos produtos que usam energia de derivados do petróleo e gás natural.

O Selo CONPET é o equivalente ao Selo PROCEL, mas é concedido pela Petrobras e focado nos equipamentos e produtos que utilizam a energia derivada de petróleo e gás natural. O selo, portanto, garante que os produtos são produzidos com o uso racional dos recursos.

Selos CONPET e PROCEL

Depois de tudo isso, você entendeu a importância dos Selos com incentivo de economia de energia. Contudo, agora você sabe a importância de escolher produtos devidamente certificados e com seus selos de eficiência energética!

Lucas Henrique
Bacharel em Engenharia Elétrica e Pós graduado em perícia técnica judicial. Especialista em Termografia por NEC SAN-EI em Kitamoto - Japão. Especialista em sistemas de proteção elétrica por MEGGER AB em Danderyd - Suécia. Ampla e sólida experiência profissional, com mais de 10 anos em eletrônica e eletrotécnica. Experiência como eletricista em de manutenção na Ferrovia de São Paulo. Atualmente trabalha como Gerente de projetos em uma empresa do setor de energia, em paralelo administra a própria empresa de engenharia: LHX Engenharia. Músico por Hobby, adora tocar trompete nas horas vagas. Apaixonado por viagens (especialmente lugares frios!).

Destrinchando o SCRUM [Parte 2/4]

Previous article

Empresária superou baques e fatura R$5 milhões no mundo dos games

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil