CarreiraColunistasEngenharia

O que é o ciclo PDCA e porque é tão importante?

0

Já experimentou tentar resolver um problema sem, antes conhecer quais as causas fundamentais? O ciclo PDCA irá te ajudar a estruturar e conduzir seu projeto de maneira CLARA, CONCISA e OBJETIVA!

pdca
pdca

Provavelmente sua resposta será, NÃO. Mas, por qual motivo então pessoas realizam projetos sem esse planejamento prévio? Por qual motivo não se investe tempo nessa etapa crucial para o sucesso de qualquer projeto, seja de melhoria ou criação de um novo produto?

Considero o conceito mais básico da gestão, seja de um projeto ou de uma empresa, pois preconiza que haja um planejamento e um acompanhamento constante para alcançar um objetivo.

Comece planejando!

pdca
pdca

No momento de #Planejar, constroem-se objetivos e processos para alcançar um objetivo determinado.

Estes, por sua vez, devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, como descrito pelo método #SMART.

Nesse ponto existem 2 dicas que podem elevar – e muito – o nível do seu projeto e consequente mente de seus resultados:

  1. Declare quais são seus OBJETIVOS e suas METAS – Saber exatamente ONDE quer chegar, QUANDO e QUANTO e principalmente COMO fará para atingir os resultados colocará seu projeto no top da lista.
  2. Utilize ferramentas para organizar os planos de ações – e como não podia ser diferente, indico o 5W2H (porque as pessoas desvalorizam tanto as ferramentas mais simples?), esse controle pode ser seu principal aliado para realizar projetos dignos de experts.

Execute com precisão!

pdca

Em seguida, na etapa #Fazer (Desenvolver), implementam-se as ações e coletam-se dados para a fase seguinte.

Essa é a etapa que costumo chamar de HANDS ON, que em uma tradução livre seria “mão na massa”. Agora é a hora de colocar o projeto em execução e de testar as melhorias previstas no planejamento. Garanta que as ações estão sendo executadas da forma que foram programadas para que não haja diferença entre o teórico e o real, garantindo que seu projeto não nasça morto.

Tenha controle da situação

pdca
pdca

Na etapa #Checar, o gestor deve não apenas avaliar se os resultados atendem ao planejado, mas também verificar se correspondem às expectativas em relação àquele trabalho. Devem-se observar tendências, desvios relevantes e analisar suas causas.

Uma dica extremamente valiosa é lhes dizer para que em todo tempo do projeto você esteja em constante acompanhamento e não espere apenas chegar nesse ponto uma vez que , o quanto antes conseguir resolver o problema, terá economizado tempo e dinheiro – e isso todos nós queremos, não é?

Padronize, treine e recomece!

pdca

Por fim, na etapa #Agir, deve-se trabalhar sobre as causas dos desvios e tomar ações para corrigi-las, reduzindo, transferindo ou eliminando-as, como descrito no capítulo de gerenciamento de riscos de um projeto.

Nesse momento existe duas ações importantes que podem ser tomadas: Ou seu projeto não atingiu o objetivo e por isso você irá rodar novamente o PDCA para atingir as metas propostas ou você chegou ao resultado esperado para aquele momento e programará novas melhorias futuras.

Quando falamos sobre melhoria contínua, sempre (sempre!) falaremos e sermos melhores a cada dia, seja nós como indivíduos ou nossos processos produtivos!

Como sempre falo em meu INSTAGRAM sobre o tema de melhoria contínua: HOJE MELHOR DO QUE ONTEM, E AMANHÃ MELHOR DO QUE HOJE!

É isso aí, um abraço e até o próximo artigo!

Engenheiro Mecânico, Especialista em melhoria contínua – Black Belt Lean Six Sigma. Coordenador de empresa Multinacional lidera 60 colaboradores. Lidera aplicação de conceitos da filosofia Lean Manufacturing e ferramentas da metodologia Kaizen, realizando análises para identificação de novas oportunidades de melhoria. Apaixonado por desenvolver pessoas compartilha conteúdos através de seu instagram (@Eng.henriqueoliveirass) e seu LinkedIn (Henrique Oliveira) além de promover treinamentos On-line.

Infraestrutura rodoviária: tendência de crescimento para os próximos anos

Previous article

Como perder a insegurança de atuar no mercado de trabalho

Next article

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Carreira