ColunistasCuriosidadesDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesDicasEngenhariaSoft Skills

O que ler em 2021? 4 livros para abrir sua mente este ano

1

Os livros talvez foram a primeira forma de EAD no mundo. Este sistema de transporte de conhecimento está aí desde os tabletes de argila até o kindle que você carrega e, a menos que a humanidade invente alguma maneira de aprendermos no estilo Matrix, vamos continuar dependendo dos livros por muito tempo.

“Eu sei kung fu”

Mas, tudo bem, porque livros são uma ótima forma de adquirir conhecimento e aprender coisas novas.

Então, confira abaixo essa pequena lista que preparei com 4 livros de diversos assuntos que vão abrir sua mente em 2021.

1. A ÚNICA Coisa – Gary Keller

livro A única coisa de Gary Keller

A única coisa de Gary Keller

“Cada escolha, uma renúncia, isso é a vida”, já dizia Chorão na canção Lutar pelo que é meu.

Isso realmente fica claro quando viramos adultos e temos mil tarefas para fazer em apenas 24 horas.

Você logo aprende que é necessário renunciar muita coisa na vida, ter prioridades. Porém, já parou para se perguntar hoje: “qual é a minha prioridade?”. Você pode responder “meu trabalho”. Mas, dentro do seu trabalho “qual é a sua única prioridade hoje?”.

Extrair a prioridade absoluta de cada coisa, a fim de preservar sua energia, simplificar sua vida e facilitar suas tarefas é a proposta de A Única Coisa.

É realmente um livro muito bom que sempre releio em momento conturbados em busca de “iluminação profissional”.

“Nem tudo importa igualmente, e o sucesso não é um jogo vencido por quem faz mais. Entretanto, é assim que a maioria joga no dia a dia”- Gary Keller

2. Faça suas próprias leis – Sam Jolen

livro Faça suas próprias leis - Sam Jolen

Faça suas próprias leis – Sam Jolen

Certo dia, enquanto procurava um livro legal para presentear uma amiga, me deparei com este livro em uma estante na Americanas. Confesso que não me dei nem o trabalho de ler a quarta capa e comprei só porque achei a capa legal.

Para minha surpresa, o livro se tratava de PNL – programação neurolinguística – um assunto que já estava sondando por um tempo, mas nunca tinha procurado me aprofundar a respeito.

Além de me introduzir ao tema, este livro me deu muitos bons insights a respeito de gestão dos pensamentos, crenças limitadoras, padrões e conformidades sociais, além de muitas outras coisas interessantes.

“…fisiologicamente, seu corpo mal sabe a diferença entre o que é imaginado e o que é vivido: responde de maneira emocional a ambos praticamente da mesma forma” – Sam Jolen

Acontece que muitas vezes esquecemos a importância de manter uma mente estimulada e saudável, alimentada de bons pensamentos. Por isso, recomendo este livro para começar a vislumbrar o panorama envolvendo o assunto.

3. Roube como um artista – Austin Kleon

livro Roube como um artista - Austin Kleon

Roube como um artista – Austin Kleon

No site Will Robots take my job? – Os robôs assumirão meu trabalho? – é possível conferir alguns dos empregos com alta probabilidade de serem substituídos por robôs nos próximos anos.

A dura realidade que muitos se recusam a aceitar é que nós vivemos em uma era em que muitos empregos estão ameaçados pela tecnologia emergente.

Inclusive, se você tem vinte e poucos anos, é contador, auditor, técnico nuclear, gerente de serviços administrativos ou engenheiro locomotivo, sugiro que fique de olho!

Image result for robot vs human work

Mas calma que nem tudo está perdido! O paper científco O Futuro do Emprego, de Carl Benedikt Frey e Michael Osborne da Universidade de Oxford, revela através de modelos matemático a probabilidade dos empregos que serão automatizados, mas também já dá a dica para se livrar dessa.

Se você não quer ser substituído por um robô, simplesmente não trabalhe como robô. Seja uma pessoa criativa e trabalhe de maneira criativa.

Recupere a habilidade que você deixou para trás quando era criança. Como?

Começar a ler os livros do Austin Kleon já é um bom começo.

4. O mundo assombrado pelos demônios – Carl Sagan

livro O mundo assombrado pelos demônios - Carl Sagan

O mundo assombrado pelos demônios – Carl Sagan

Nem só de desenvolvimento pessoal vive o homem. Muitas vezes, grandes lições se encontram onde você menos espera.

Este é o caso do livro O mundo assombrado pelos demônios, do lendário astrônomo Carl Sagan.

De forma simples, didática e super interessante, o livro aborda vários assuntos desde histórias de supostas invasões alienígenas à Santa Inquisição, passando por técnicas de falácias filosóficas, dentre outras coisas “aleatórias” pela qual, talvez, você nunca se interessou.

Neste livro, Carl Sagan nos lembra da importância de desenvolver o pensamento crítico e não nos deixar levar por mentiras, incertezas e manipulações, além de exaltar todo o seu amor pela ciência e a busca pelo conhecimento.

“Para mim, é muito melhor compreender o universo como ele realmente é do que persistir no engano, por mais satisfatório e tranquilizador que possa parecer” – Carl Sagan

Se você já leu algum livro do Carl Sagan sabe o quanto eles são “mind-blowing”, e esse com certeza não fica trás.

Nota do Autor

Gosto muito de uma frase que Bilbo Bolseiro diz ao Frodo em Senhor dos anéis:

“É perigoso Frodo, sair porta afora. Você pisa na Estrada, e, se não controlar seus pés, não há como saber até onde você pode ser levado”

Gosto de pensar dessa forma quando se trata de conhecimento. Quero dizer, há tantos livros interessantes pelo mundo. Você abre uma página de um livro qualquer e de repente lá está, uma coisa da qual você nunca ouviu falar.

Aquilo é totalmente novo e você nunca sabe onde este conhecimento vai levá-lo. Você só sabe que agora ele é seu e que ninguém mais pode tirá-lo de você.

Por isso, leia bastante, leia sobre coisas das quais você não sabe. Leia livros, revistas, panfletos, bulas de remédio, tudo que tiver letras. É isso que vai te dá um pensamento crítico, uma mente estimulada e, acima de tudo, bons inputs para ser mais criativo e assim, quem sabe, você não será substituído por robôs.

robô lendo


Continue acompanhando o Blog da Engenharia, pois aqui tem muito conteúdo interessante!!

Aproveite e siga o Blog da Engenharia no Instagram!

Paulo César Santos
Paulo César é um ludovicense de 23 anos que atualmente cursa Engenharia de Produção na PUC Minas. Foi coordenador de uma ONG de voluntariado, cofundador e web designer da Virgo em 2019 e trabalhou como monitor em 2020, auxiliando outros estudantes de engenharia com algoritmos e programação. Adora tudo que envolve engenharia, gestão de projetos e tecnologia e acreditou que valia a pena compartilhar com mais pessoas um pouco do que anda aprendendo. Sabe escrever em linhas de código, mas há quem diga que pena pra escrever autodescrições.

CLUBHOUSE na Engenharia de Segurança do Trabalho

Previous article

Geotecnia: importância e atuação profissional.

Next article

1 Comment

  1. […] artigo 4 livros para abrir a sua mente esse ano, abordei o paper científco O Futuro do Emprego dos cientistas Carl Benedikt Frey e Michael […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login/Sign up