CartografiaEngenharia de Agrimensura e CartográficaGeodésiaTopografia

O que são GEOTECNOLOGIAS?

0

Eita…, Espera ai. Antes de falar de falar de Geotecnologias primeiro e necessário falar do geoprocessamento!

O que é Geoprocessamento?

O geoprocessamento é a ciência que se utiliza de técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento de dados geográficos.

Sendo a mesma um conjunto de tecnologias para coleta, processamento, analise e disponibilização de informações georreferenciadas (FERRAZ et al., 2015).

De uma forma rápida e pratica é isso.

Agora sim…. Vamos falar de geotecnologias!

As geotecnologias se demostram como um conjunto de tecnologias/ciências englobadas com importantes ferramentas capazes de traduzir a realidade (FERRAZ et al., 2015).

Onde são compostas por soluções em hardware, software e peopleware que juntos constituem poderosas ferramentas para tomada de decisões (ROSA, 2005).

Um fato curioso é que muitas vezes as geotecnologias são confundidas com outros termos, tais como Georreferenciamento e Geomática.

Porem geotecnologia é um termo genérico, muito utilizado no Brasil e nos outros países da América Latina, para designar todas as etapas que envolvem uso e análise espacial de dados geográficos e seu compartilhamento.

Para ajudar um pouco vamos ver um fluxo:

Então como podemos observar as geotecnologias são compostas por um conjunto de tecnologias tendo em destaque os sistemas de informação geográficas (SIG), sensoriamento remoto, sistema global de navegação por satélite (GNSS) que está ligado diretamente as áreas da topografia e geodesia (Ei! Se tu acha que topografia e geodesia e mesma coisa clica aqui pra conferir) e cartografia digital com os seus grandes bancos de dado geográficos e os webgis.

O que as Geotecnologias possibilitam e quais as suas aplicações?

Como aponta Santos (2002), as geotecnologias permitiram reconhecer ou conhecer a terra em diferentes escalas espaciais e temporais, assim, permitindo a humanidade conhecer melhor o lugar onde vive.

Santos (2002), também, afirma que somente com a ampliação das tecnologias modernas como satélites é que se tornou possível a visualização da terra a partir da coleta de dados e da aquisição de imagens da superfície da terra.

Hoje as geotecnologias possuem várias aplicações tais como na:

  • Regularização Fundiária
  • Gestão de recursos Hídricos
  • Agricultura
  • Meio Ambiente
  • Planejamento Urbano e Regional
  • Construção Civil

Ás geotecnologias não possuem apenas estas áreas de aplicação pois o Câmara et al (2000) apresenta a seguinte definição sobre o tema:

Geoprocessamento é uma tecnologia interdisciplinar, que permite a convergência de diferentes disciplinas científicas para o estudo de fenômenos ambientais e urbanos. Ou ainda, que ‘o espaço é uma linguagem comum’ para as diferentes disciplinas do conhecimento.

Pera aí, então geotecnologia é a mesma coisa de geoprocessamento?

Podemos interpretar a seguinte forma, que o geoprocessamento é a ciência onde a geotecnologias estão inseridas.

Tendências Geotecnológicas no mercado:

  • Modelagem de nichos;
  • Web -Portal / Databases;
  • Google Earth Engine;
  • Machine Learning e Inteligência artificial (IA);
  • Inteligência Territorial;
  • Uso de Drones;
  • Aplicativos Mobile.

O que o Mercado ou a ciência exige do profissional em Geoprocessamento?

O profissional disposto a se aventurar nessa incrível área deve:

  • Dominar os conhecimentos das principais geotecnologias como os SIGs, Cartografia Digital ou Automatizada, Sensoriamento Remoto por Satélites, GNSS, Aerofotogrametria e Drones;
  • Entender de Geoestatística (Principais métodos);
  • Dominar no mínimo uma linguagem de programação (de preferência Phyton ou Javascript);
  • Dominar no mínimo, mais de um software para geoprocessamento, de preferência (Qgis ou ArcGis, para SIG) (SPRING ou ENVI, para PDI)
  • Focar em capacitações periódicas;
  • Ter rigor científico.

Tabela

O domínio da plataforma Google Earth Engine será um grande diferencial!

Então para finalizar podemos afirmar que o geoprocessamento e suas geotecnologias entram como um forte aliado nas tomadas de decisões.

 

Iae gostou deste artigo? Então comenta ai!!!

Continuamos nos próximos artigos….

 

 

Bruno Allyf Bezerra Lima
Engenheiro de Pesca, pós-graduado em Georreferenciamento e Geoprocessamento de imóveis e Técnico em Informática - Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente CEO da empresa Topos Referência, uma organização privada que tem seus fundamentos e princípios voltados a soluções inovadoras nos segmentos ambientais e da engenharia. Tem como motivação diária a necessidade de contribuir com a engenharia e seus afins, com o propósito de trazer o máximo de inovações aplicáveis para os diversos problemas vivenciados por toda a sociedade. ⁣

Dassault Systèmes e parceiros lançam desafio de inovação aberta para moldar a mobilidade do amanhã

Previous article

Dassault Systèmes anuncia SOLIDWORKS 2022, com foco em produtividade

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Cartografia