publicidade

publicidade

OPORTUNIDADE: Austrália está contratando engenheiros brasileiros


Já pensou em morar no exterior e ainda conseguir exercer sua profissão de engenheiro? Ao contrário do que vivemos no Brasil atualmente, o  setor de engenharia e construção civil da Austrália está com índices de  geração de empregos positivos, assim como a perspectiva para os próximos anos. Para se ter noção, as novas vagas para engenheiros em toda a Austrália aumentaram 21,5% apenas no primeiro semestre de 2017.

Foto: Reprodução.

Associado a isso, os índices de empregabilidade da construção civil na Austrália se aproximam-se de 100%. Com isso, a necessidade de profissionais qualificados cresce, se tornando um momento bastante interessante para engenheiros estrangeiros interessados em ir trabalhar na Austrália.

Aos números

Os valores dos aportes financeiros realmente impressionam: na engenharia de telecomunicações, o investimento será de até 125 bilhões de reais até 2020, assim como a indústria naval que receberá investimento de 123 bilhões. Obras de infraestrutura de transportes públicos em rodovias, ferrovias, pontes e aeroportos também estão previstas para receberem grandes investimentos nos próximos anos.

Foto: Reprodução.

“As boas notícias do setor de engenharia e construção renovam o otimismo na economia australiana, mas são um incentivo ainda maior para os profissionais qualificados que aguardam uma oportunidade para viver e trabalhar aqui”, avalia MaCson Queiroz, diretor de uma agência brasileira de imigração na Austrália.

Como o número de engenheiros australianos não consegue sanar a quantidade de serviços prevista para os próximos anos, a chegada de engenheiros de outros países é considerada a única saída neste momento para suprir a demanda por profissionais qualificados.

“A validação da formação universitária e da experiência de trabalho exige a comprovação técnica de que o profissional realmente domina o que o governo considera como as habilidades essenciais do engenheiro”, esclarece Queiroz.













+Documentos necessários

Aos brasileiros que se interessaram pela oportunidade, atenção, pois devem passar por um rigoroso processo de reconhecimento profissional anteriormente. O departamento de imigração não reconhece que o diploma de Engenharia no Brasil da mesma forma que o australiano, portanto o visto de trabalho deve apresentar informações adicionais. A dica é verificar se atende aos critérios de visto de trabalho australiano, através do Departamento de Imigração e Proteção de Fronteiras.

“Não se trata de um processo imigratório igual a outros existentes na Austrália: no caso dos engenheiros, a preparação e a checagem da documentação exigem um acompanhamento e uma linguagem também técnicas”, completa o diretor.

Fonte: Exame


publicidade

publicidade