ColunistasCuriosidadesDestaqueDestaque + Editor's PickDestaque + PopularesEngenhariaEngenharia AeronáuticaNotíciasTecnologia

Os recentes voos do turismo espacial

2

Acompanhamos nas últimas semanas uma espécie de corrida para o turismo espacial. Dois bilionários americanos saíram na frente: Richard Branson (Virgin Galactic) e Jeff Bezos (Blue Origin). Vamos entender a diferença entre esses dois voos!

Virgin Galactic: VSS Unity

A Virgin Galactic é um braço do Grupo Virgin e foi criada em 2004 por Sir Richard Branson. Inicialmente, o primeiro voo suborbital era para ter ocorrido em 2009. Contudo, houveram vários cancelamentos, após diversos incidentes e acidentes. Finalmente, o martelo foi batido: o voo foi marcado para o dia 11 de julho de 2021.

Branson apostou em um modelo parecido com um avião comercial, ou seja, decola na horizontal com o auxílio de outra aeronave (VMS Eve) até certa altitude. Logo depois, a nave espacial (VSS Unity) desacopla e segue na vertical até atingir a marca de cerca de 80 quilômetros do solo, como mostra o infográfico elaborado pelo G1.

unity

VSS Unity e a nave-mãe VMS EVE.

Com a insígnia de primeiro voo espacial civil tripulado, a missão Unity 22 decolou na manhã do dia marcado, levando 4 passageiros e 2 pilotos a bordo. Assim que a nave-mãe chegou aos mais de 45 mil pés de altitude, a VSS Unity se desprendeu, ligou seus motores e acelerou a 3.700 km/h rumo ao final da atmosfera terrestre.

Chegando a 86,1 quilômetros de altura em seu apogeu, ficou alguns minutos no espaço, até começar o seu retorno ao espaçoporto no estado americano do Novo México em forma de planador.

vss

Diagramação do voo da VSS Unity. Fonte: O Globo/Editoria Arte.

Após o pouso, Sir Richard declarou:

Com os nossos olhos nas estrelas, vimos cumprido o nosso maior sonho e nosso desafio mais difícil até agora.

Agora, caso alguém queria dar uma voltinha no espaço pela empresa do Grupo Virgin, terá que desembolsar a “pequena” quantia de 250 mil dólares.

Blue Origin: New Shepard

A empresa do bilionário americano Jeff Bezos foi criada nos anos 2000, com a ambiciosa missão de fazer turismo espacial.

Em 2006, a Blue Origin começou o projeto do seu novo veículo. Após 14 testes bem sucedidos e apenas um com uma pequena falha, o voo inaugural foi marcado para 20 de julho de 2021, data de aniversário de 52 anos do pouso da Apollo 11 na Lua.

A bordo estavam Jeff e seu irmão, Mark Bezos, a pioneira espacial Wally Funk, de 82 anos e o único pagante, Oliver Daemen, de 18 anos.

Às 10h12 da manhã, a New Shepard decola verticalmente – e de forma autônoma – de uma base localizada no Texas. Em seu ponto máximo, atingiu mais de 100 quilômetros de altitude, ultrapassando a Linha de Kármán.

A cápsula pousou 11 minutos após a decolagem, sendo auxiliada por três grandes paraquedas para amortecimento, de maneira idêntica ao planejado.

diagrama

Diagramação do voo da New Shepard. Fonte: O Globo/Editoria Arte

A Blue não divulgou o preço de um assento, mas um anônimo pagou 28 milhões de dólares para estar no primeiro voo. Entretanto, o ricaço acabou adiando a viagem por motivos pessoais.

O futuro

Além dos dois já citados, quem também está de olho no comércio aeroespacial é Elon Musk, criador da SpaceX. Entre as conquistas da empresa, a parceria com a NASA é a mais famosa. No final de maio de 2020, foi lançado ao espaço os primeiros astronautas a partir dos EUA desde 1982, através da empresa do bilionário.

musk

Elon Musk.

De acordo com Musk, a empresa entrará no ramo do turismo espacial até o final de 2021. Os passageiros passarão vários dias no espaço, fazendo dando uma volta no globo a cada 90 minutos.

Afinal, está preparado ($$) para dar uma voltinha pelo espaço?

Cayo César Nascimento Santos
Graduado em Engenharia Civil com ênfase em estruturas de concreto. Pretende fazer mestrado em Engenharia Aeronáutica. Atua na área de construção civil geral. Possui cursos de Matemática Aplicada, Orçamento de Obra, AutoCAD, Eberick, QIBuilder, Revit e Sketchup, desenvolvendo projetos em BIM.

    Currículo: como se destacar entre os demais.

    Previous article

    ENGENHARIA SANITÁRIA- tudo o que você precisa saber!

    Next article

    You may also like

    2 Comments

    1. […] corrida espacial dos bilionários Jeff Bezos e Elon Musk não acabou com aquela disputa ocorrida há algumas semanas. Um novo capítulo começa. Agora, as empresas travam uma luta na justiça americana para ver quem […]

    2. […] pensou que a disputa do turismo espacial tinha se encerrado – pelo menos momentaneamente, se enganou. No dia 15 de setembro de 2021, […]

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    More in Colunistas