publicidade

publicidade

Outdoor capaz de extrair água potável do ar


Estudantes de engenharia da UTEC (Universidad de Ingeniaría & Tecnología) de Lima, no Peru, juntamente com uma empresa de marketing, desenvolveram um outdoor capaz de extrair água potável diretamente do ar.

 utec-blog-da-engenharia

Fundada há apenas um ano, a UTEC, na busca de atrair “as mentes criativas que o Peru necessita”, desenvolveu o dispositivo que não só chama a atenção como anda beneficiando diversas famílias na capital. Apesar de ter um ar extremamente úmido, a cidade de Lima sofre com falta de água potável e a baixa precipitação de chuvas. Por isso, o aparelho consegue abastecer água potável o suficiente para muitas famílias na região de Bujama, uma das mais pobres da cidade, onde foi instalado.

O outdoor possui filtros e condensadores instalados em seu interior, que absorvem a água presente no ar e a filtram, canalizando para um reservatório de 96 litros, que é ligado diretamente a uma torneia conectada na base. Desde sua instalação no começo do ano, mais de 9 mil litros de água já foram gerados, tudo a partir do ar.

O custo total do sistema não ultrapassa os R$2,5 mil, e é capaz de resolver os problemas de falta de água em vários outros lugares. “Não precisa ter a forma de um outdoor, mas a criatividade é a chave para o desenvolvimento”, afirmou Jessica Ruas, porta-voz da universidade.

O projeto é mais uma prova de que é possível resolver os problemas das pessoas com engenharia e tecnologia.

Via


publicidade

publicidade