publicidade

publicidade

Painel solar é capaz de recarregar carro elétrico por um dia inteiro


Ter um carro elétrico parece um sonho, mas seu uso não é tão simples assim. Um dos principais desafios encontrados por quem tem esse tipo de automóvel é a dificuldade para recarregá-los. Não é nada fácil achar um local que carregue os veículos elétricos e, mesmo se achar, até concluir o processo demora, no mínimo, meia hora.

O BDE já publicou uma matéria sobre estradas que recarregam carros elétricos, e as alternativas para superar as dificuldades em recompor a bateria não param por aí.  Outra novidade é um modelo de automóvel que conta com um painel solar responsável por carregar as baterias enquanto o motorista dirige, o  The Immortusdesenvolvido pela companhia australiana EVX Ventures.

carroelétricopainelsolar-blog-da-engenharia

Sua maior vantagem é a capacidade de ter guiado durante um dia inteiro sem precisar parar para recarregar. Com visual futurista e espaço para duas pessoas, o carro conta apenas com uma bateria pequena com potência de 10 kWh.

Bom, aí você se pergunta: se o carro depende de um painel solar, é claro que precisa haver sol, né? Em partes. Para dias sem sol ou para direção noturna, os veículos funcionam sim, porém, não durarão um dia inteiro ligados. A distância máxima percorrida nesses casos é de aproximadamente 400 km.

carropainelsolar-blog-da-engenharia

Vale ressaltar também, que, para que a carga da bateria dure 24 horas, os motoristas precisarão manter uma velocidade média de 60 Km/h. Para quem quer ir mais rápido que isso, por exemplo, a uma velocidade média de 85 Km/h, a bateria deverá durar por cerca de 550 Km. Uma viagem de pelo menos quatro horas está garantida.

Sem previsão de venda, a estimativa é que, inicialmente, o veículo tenha apenas 100 unidades disponíveis em breve. O valor médio será de U$ 370 mil (cerca de R$ 1,3 milhões).

Interessou? 😉


publicidade

publicidade