CarreiraEngenharia Civil

Para que serve um muro de arrimo na construção

0
Um muro de arrimo, ou parede de retenção, é uma estrutura de estabilização usada para segurar o chão inclinado no lugar e para evitar a erosão e o movimento do solo, especialmente em atividades na construção civil. Uma parede de retenção deve ser substancial e resistente na estrutura de modo a acomodar e redistribuir a pressão causada pela inclinação do solo.

Vários materiais diferentes podem ser usados para construir uma parede de retenção.


O muro é normalmente projetado com orifícios de infiltração, que permitem recolher a água subterrânea antes de ela escapar. Isso libera a pressão adicional criada pela água acumulada e auxilia a manter o muro de contenção estável.
Vários materiais diferentes podem ser usados para construir uma parede de retenção. Pedra e concreto são usados frequentemente, e há blocos especiais de retenção criados a partir de materiais agregados e betão, materiais que são projetados para essa finalidade. Existem alguns estilos de muro de arrimo, tornando a montagem mais simples, menos onerosa e menos demorada, porque cada bloco se encaixa de forma segura com o próximo bloco. Porque o ajuste destes blocos é seguro, a tarefa não requer a adição de argamassa.
Erguer uma parede de retenção pode ter uma série de passos ou fases, o que permite um design mais atraente, bem como mais eficiente no controle da erosão. O projeto pode incluir diferentes tipos de plantações, flores ou materiais em cada camada para trazer mais cor, textura e estética para a área. Além do valor estético, um design diferenciado também proporciona melhor controle de erosão por quebrar a quantidade de solo e, portanto, reduzir a pressão.

muro-arrimo02

Pedras grandes e dormentes foram muitas vezes utilizados para construir um muro em camadas de retenção no passado. Hoje, há muitos estilos e tipos de blocos de arrimo, e a maioria das pessoas escolhe os tipos de blocos pré-moldados. Estes blocos são acessíveis e fáceis de usar, tornando outros métodos um pouco obsoletos, a não ser pela aparência, em que a pedra bruta ou a madeira estão entre os materiais preferidos.
Via Manutenção & Suprimentos

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

O perfil de um estudante da área de Engenharia de Produção

Previous article

Dubai construirá a 1ª cidade com temperatura controlada do mundo

Next article

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Carreira