DicasEmpreendedorismo

Passo a Passo do Marketing Digital para engenharia: do site ao conteúdo

1

Você quer realizar marketing digital para engenharia, mas não sabe por onde começar? Então, você precisa conferir as dicas que separamos! 

Marketing digital se tornou essencial para qualquer tipo de negócio, inclusive para o setor de engenharia. Afinal, os consumidores, seja B2B ou B2C, estão na internet buscando por soluções para os seus problemas e desejos.

No entanto, por onde é necessário começar? Quais técnicas devem ser aplicadas? O que é otimização de sites?

A análise e otimização de um site é essencial

Se você também tem essas dúvidas saiba que isso é comum, pois o marketing digital é composto por diversas técnicas e estratégias que devem ser muito bem planejadas e executadas para se obter os resultados desejados.

Pensando nisso, resolvemos criar um passo a passo básico para você iniciar no marketing digital para engenharia. Para conferir, basta continuar a leitura!

Como fazer Marketing Digital para engenharia

Arquitetos e engenheiros, normalmente, possuem uma relação de amor e ódio com o marketing digital. Isso porque eles sabem que precisam dele, mas o acham muito confuso justamente por ser composto por tantas informações.

No entanto, a relação com marketing digital não precisa e nem deve ser dessa forma. Para compreender todas as estratégias e técnicas que compõem o marketing online, basta apenas ir em busca de conhecimento.

Para você iniciar essa jornada, veja a seguir algumas dicas muito importantes que separamos!

É sempre bom ficar de olho nos gráficos.

Criação de site de qualidade

Um site de qualidade não funciona igual aos folhetos que eram produzidos no passado. O seu site deve atrair, educar e converter visitantes para clientes. No entanto, para que isso aconteça, ele deve ser criado pensando em seu público-alvo. 

Portanto, antes de começar a criar o site é fundamental fazer a criação de personas, que é a representação do seu cliente ideal através de dados relevantes como idade, hobbies, profissão, onde mora, entre outras informações. 

Além disso, também se preocupe em oferecer uma boa experiência para os visitantes do seu site. Ou seja, é importante que as páginas tenham um bom carregamento, as informações sejam bem distribuídas e fáceis de serem encontradas, o site seja responsivo (se adapta a diferentes tamanhos de telas), etc.

Quando mais direcionado para o seu público ideal e quanto melhor for a experiência que ele proporciona, maiores serão os resultados obtidos pelo seu site. 

Aposte na interatividade do seu site, com implementação de videos, áudios e chat.

Blog sobre engenharia 

Um site como a ferramenta para disponibilizar informações essenciais sobre o negócio e um blog como uma opção para se educar seus visitantes. 

A partir do momento que você tem um blog – que deve ter o conteúdo direcionado para a sua área de atuação – você consegue oferecer uma grande demanda de conteúdo para educar o seu público-alvo. 

Você pode dar dicas sobre soluções, comparativos de produtos, como os serviços de engenharias funcionam, sugestões de cursos e muito mais. No entanto, assim como no caso de um site, um blog também deve ser totalmente voltado para o público que você deseja atingir. 

Isso significa que você deve oferecer conteúdo que realmente seja relevante, com a linguagem ideal. 

Otimização SEO

Como citamos acima, ter um site e um blog são passos muito importantes dentro do marketing digital. Porém, nada adianta criá-los se eles não tiverem otimização SEO. 

O SEO (otimização de sites) é uma estratégia composta por diversas técnicas que são aplicadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de páginas nos resultados de pesquisas dos motores de busca (como o Google). 

As principais técnicas que fazem parte da otimização são: 

  • Uso moderado e natural de palavras-chave nos conteúdos;
  • Link building (links internos e externos);
  • Meta-description com palavra-chave e na quantidade ideal;
  • Uso de palavra-chave em título e subtítulos;
  • Nomeação correta de imagens e url e muitas outras técnicas. 

Quando seus potenciais clientes fizerem pesquisas utilizando palavras-chave relacionadas ao seu negócio – e que fazem parte da sua estratégia de SEO-, eles poderão encontrar suas páginas nos primeiros resultados das buscas.

O SEO engloba muitas áreas para otimizar o seu negócio.

E-mail marketing 

Depois de criar seu site e blog e aplicar as técnicas de SEO, você conseguirá conquistar leads e clientes. Porém, você quer que os leads se tornem clientes e que os clientes sejam fidelizados e voltem a comprar ou a indicar a sua empresa. 

Para isso acontecer, você deve lembrá-los e informá-los que o seu negócio tem a solução que eles precisam. Portanto, criar uma boa estratégia de e-mail marketing também é um dos passos importante dentro do marketing digital para engenharia. 

Faça um bom planejamento do conteúdo e desperte o interesse dos seus leitores. Veja a seguir alguns fatores importantes para a criação de um bom e-mail marketing: 

  • Título atraente e com gatilhos mentais (despertam algum sentimento e ação);
  • Conteúdo relevante e com o tom de voz voltado para o leitor;
  • Design de qualidade;
  • Teste A/B para analisar qual tipo de conteúdo funciona melhor com seu público-alvo. 

Você pode oferecer cupons de desconto, falar sobre lançamento de soluções, oferecer materiais ricos gratuitas, como e-book, infográfico, webinar, entre outros. 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo está relacionado com tudo o que falamos acima. Ele é importante para seu site, blog, estratégia de SEO e e-mail marketing. Afinal, estamos falando do conteúdo que você irá criar para o seu público ideal. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Portanto, se o seu negócio não oferecer um conteúdo personalizado, relevante e de qualidade para seus potenciais clientes, os seus concorrentes farão isso. 

Portanto, sempre crie conteúdo voltado para a sua persona, seja para o site, blog, e-mail ou mídias sociais. 

Entregar conteúdo de qualidade sempre será um bom método para fidelizar clientes.

Conclusão sobre Marketing Digital para engenharia

Agora que você já conferiu algumas dicas e passos iniciais sobre marketing digital para engenharia, saiba que as estratégias online realmente podem proporcionar grandes resultados para o seu negócio. 

Não importa se você é dono de um escritório de engenharia, se é um profissional ou estudante querendo divulgar seu portfólio ou se trabalha na área de marketing. Quando você investir em marketing digital, o seu público-alvo encontrará o que você deseja divulgar.  

Portanto, não meça esforços para aprender mais sobre as estratégias de marketing digital e como aplicá-las corretamente. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que sim e que em breve você consiga alcançar os resultados que você deseja com o marketing para engenharia! 

Aproveite, e leia também nossos artigos:
Como se destacar, enquanto ainda acadêmico
Maneiras inteligentes de como ganhar dinheiro

Próxima geração de aeronaves com ajuda da Dassault Systèmes

Previous article

Engenharia genética: como ela atua na prevenção de doenças

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Like!! Thank you for publishing this awesome article.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Dicas