publicidade

publicidade

Por que 2018 vai ser um ano excelente para projetos e fabricação


Quem trabalha com softwares 3D certamente já ouviu falar do SOLIDWORKS. A ferramenta – que permite criar, simular, publicar e gerenciar projetos que vão de dadgets a inovações para um futuro melhor – é usada por milhões de projetistas e engenheiros ao redor do mundo, nos setores industrial, médico, científico, tecnológico, de transporte, entre outros, e apresenta a sua versão 2018 com novos recursos e funcionalidades que eliminam as diferenças entre projeto e fabricação, mudando a maneira de desenvolver e produzir.

As novidades atendem a demanda por melhores formas de tirar as ideias do papel, com recursos e aprimoramentos que respondem diretamente às solicitações dos usuários e às necessidades de desenvolvimento de produtos do século XXI.

Foto: Reprodução/SolidWorks (R)

Em outras palavras, o software apresenta uma interface de usuário melhorada, que tira proveito dos dispositivos habilitados por toque, além de gerar automaticamente o melhor formato para o projeto com o base em critérios funcionais e de fabricação ou, ainda, de gerar automaticamente os caminhos da ferramenta NC necessária para usinar peças. Confira a seguir alguns dos aprimoramentos do SOLIDWORKS 2018:

Grandes inovações na experiência do usuário

O SOLIDWORKS 2018 tem suporte para um modo de tela de toque exclusivo que oferece um novo e avançado conjunto de ferramentas de produtividade para o trabalho em dispositivos com esse recurso. Isso permite desenhar à mão livre com uma caneta e converter automaticamente os traços em formas para capturar rapidamente ideias de projeto no escritório ou em movimento.

Foto: Reprodução/SolidWorks (R)

Elimine a adivinhação para otimizar seus projetos

É possível otimizar automaticamente a forma de um projeto com base em critérios de peso, função e fabricação usando o Novo Estudo de Simulação Topológica. Também é possível melhorar o desempenho dos produtos ou reduzir seu peso com base nas restrições de função e fabricação.

Foto: Reprodução/SolidWorks (R)

Ferramentas integradas e inteligentes do CAM e do Inspection

Potencializado pelo CAMWorks, o SOLIDWORKS CAM oferece usinagem “com base em regras” e reconhecimento automático de recursos para agilizar significativamente a programação de NC. Além disso, o SOLIDWORKS Inspection e o SOLIDWORKS CAM têm suporte para tolerâncias e dimensões 3D, o que agiliza o projeto, a fabricação e a inspeção sem precisar criar desenhos 2D.

Dados para maior flexibilidade

Dá para trabalhar perfeitamente com formatos de arquivo STL, OBJ, JT, ACIS, STEP e IGES. O 3D Interconnect atualiza automaticamente o projeto sempre que novos arquivos são recebidos e, agora, oferece suporte a informações de arquivo interno, como propriedades personalizadas e de materiais e eixos de referência. O SOLIDWORKS 2018 também permite selecionar faces dos dados importados das malhas, transformá-los em superfícies SOLIDWORKS e modificá-los com recursos e geometria.

Aprimoramentos no desenho? É claro!

Não há como enumerar todos, mas veja alguns: inserção de vistas de modelos 3D, chamadas automáticas para Furo avançado, suporte a camada para hachuras, novas opções de exibição de zeros à esquerda, suporte a vistas de seção de corte parcial para vistas de seção e de posição alternada; e funcionalidade de troca de “Todas Maiúsculas” para textos em tabelas.

Foto: Reprodução/SolidWorks (R)

Recursos de aba e ranhura

O SOLIDWORKS 2018 permite aos usuários automatizar a criação de recursos de aba e ranhura usados para autofixação de peças para soldagem. Outros aprimoramentos para chapas metálicas incluem o novo recurso de Corte normal, que garante a manutenção de folgas adequadas durante a fabricação, e o novo recurso de Dobras, que permite criar e planificar dobras de três cantos.

Foto: Reprodução/SolidWorks (R)

Gerenciamento aprimorado para projetos e processos

O SOLIDWORKS Manage oferece gerenciamento de dados, projetos e processos em um único pacote familiar. Ele agrega funcionalidades eficientes de gerenciamento de projetos, processos e itens ao SOLIDWORKS PDM Professional.

Foto: Reprodução/SolidWorks (R)

Destaque para a conveniência

O licenciamento online torna o uso de sua licença em várias máquinas mais fácil do que nunca. O login do SOLIDWORKS move configurações e conteúdos personalizados para qualquer máquina que tenha o SOLIDWORKS instalado, enquanto o Portal do administrador possibilita um gerenciamento mais fácil dos produtos e serviços SOLIDWORKS.


Como obter todos os benefícios do SOLIDWORKS 2018

Para acessar essas e as outras novidades, basta clicar aqui para conferir os detalhes e saber mais sobre todas as novas ferramentas e aprimoramentos do software.