CarreiraColunistasEngenhariaEngenharia de AlimentosMercado de Trabalho

Meu primeiro serviço como Engenheiro de Alimentos: e agora?

1

Não é de hoje que a dúvida sobre quanto cobrar pelo primeiro serviço de consultoria vem assombrando os recém-formados. E na Engenharia de Alimentos isso não é diferente.

Afinal, qual seria o limitante entre a vontade e o medo causado pela “inexperiência”?

Que quase todo recém-formado sai da academia empolgado para colocar a teoria em prática, todo mundo já sabe. Porém, na hora H, é muito comum a incerteza, principalmente no que se refere à tão importante primeira oportunidade de negócio e ao primeiro serviço.

Nesta perspectiva, o conhecimento da Tabela de Honorários – referente à região onde você estará atuando – torna-se fundamental. E esta informação pode ser facilmente concedida pelo seu Conselho Profissional (CREA ou CRQ) ou Sindicato.

Mas… E quanto cobrar pelo meu primeiro serviço?

primeiro serviço

É aconselhável que, como profissional prestes a fechar seu primeiro serviço, você se baseie na Tabela de Honorários antes de dar o seu preço. E, mesmo considerando-se “inexperiente”, é importante que reconheça o seu investimento e todo estudo dedicado para chegar onde está.

Que tal aceitar o desafio e perder o medo de colocar o seu conhecimento teórico e a sua competência em prática, pesquisando um pouco sobre o seu futuro cliente antes do primeiro contato?

Durante a negociação, faça um rápido (e certeiro) diagnóstico da problemática apontada por ele e apresente, subjetiva e superficialmente, um plano de ação. Mostrando que você conhece a solução, e que está pronto, apto para realizar seu primeiro serviço e alcançar os resultados esperados.

Como o cliente pode encarar isso?

Mais do que você, seu futuro cliente conhece a realidade da situação em que se encontra e, obviamente, deseja ser bem sucedido nos negócios, logo, se ele observar em suas palavras a garantia de uma solução eficaz e produtiva para as necessidades apresentadas, vendo também um bom custo benefício para o investimento nos seus serviços (perceba que não envolve somente o custo, mas também os benefícios que você pode agregar), a chance de recusar um preço embasado em uma Tabela de Honorários é mínima.

Porém, se a recusa acontecer, que tal pedir uma contra-proposta e avaliar se o valor ofertado por ele está de acordo com o que, de fato, você, como profissional, poderá agregar àquele negócio?

primeiro serviço

Na hora de fechar o primeiro serviço…

Lembre-se, que sinceridade, confiança, profissionalismo, seriedade e sobretudo ética, são fundamentais nos serviços de Engenharia, portanto, não desvalorize o seu trabalho e não se responsabilize pelos serviços aos quais ainda não se considere pronto para fazer.

Pode ter certeza de que, pensando assim, você sempre saberá como agir para garantir o sucesso de seu cliente e a consolidação de sua carreira profissional.

Carioca, 27 anos, casada, mãe, acadêmica da 9ª fase da Engenharia de Alimentos no Instituto Federal Catarinense de Concórdia - Santa Catarina, foi Coordenadora Estadual do Programa CREAjr-SC no ano de 2019. Entusiasta, visionária, solidária e amante da vida. Tem como propósito pessoal impactar positivamente a vida das pessoas. Ama conversar, escrever, fazer novas amizades e garantir tempo de qualidade com quem estima.

Livros que todo engenheiro civil deveria ter em casa

Previous article

Gestão de pessoas, cada vez mais presente nas empresas

Next article

Você também pode gostar

1 Comentário

  1. Foi de grande proveito essas orientações, pois se adapta também a qualquer outra função que possa está sendo oferecido. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Carreira