CarreiraColunistasNotícias

Programa de incentivo à iniciação científica prorroga inscrições Serão concedidas até 11 mil bolsas a estudantes de graduação de universidades federais. Inscrições on-line até 6 de julho

0

As inscrições para o programa de incentivo à iniciação científica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede bolsas a estudantes matriculados instituições federais de ensino superior em nível de graduação, foram estendidas até o dia 6 de julho. Os estudantes interessados deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet.
A seleção será realizada mediante aplicação de prova seletiva, que mantêm a data no dia 14 de setembro, com início às 13h, horário oficial de Brasília (DF), nas unidades da federação em que houver instituições que aderiram ao programa, com a duração máxima de quatro horas e 30 minutos.

A prova será objetiva, de conhecimentos gerais (exatas e humanas), composta por questões de múltipla escolha, a ser realizada em um dos campi da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a realização da prova.
Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas na prova seletiva.

Como se inscrever

O estudante deve realizar a inscrição informando um endereço de e-mail e número de telefone celular válidos. É preciso inserir uma senha para acesso posterior ao sistema, preencher o formulário disponível e verificar se a inscrição foi concluída com sucesso.
O número de inscrição e a senha são de uso pessoal e indispensáveis para o acompanhamento do processo, e necessários para obtenção dos resultados individuais via internet.

Requisitos

Dentre os requisitos para a candidatura dos estudantes estão:

  • Ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ter ingressado na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014;
  • Não possuir vínculo empregatício;
  • Não acumular a bolsa do programa com bolsas de estudos de outros programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais;
  • Não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Obrigatoriedades

É preciso que o bolsista se dedique às atividades obrigatórias no plano de trabalho, durante a vigência da bolsa. Além disso, o contemplado deve participar das atividades complementares oferecidas pela instituição, como eventos e palestras.
Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior 
 


+ Texto por Douglas Moura. Estudante de Engenharia Civil, saxofonista amador e programador auto-didata, acredita que pode mudar o mundo um passo de cada vez. Ama jazz, software livre e ciências exatas.


Quer ter seu texto publicado aqui? Nos envie por email para contato@engenharia360.com e se o conteúdo for aprovado nós publicamos!

↪ UFAM abre 20 vagas para mestrado de Engenharia Universidade Federal do Amazonas

Previous article

Gesso Acartonado (Dry Wall)

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira