CarreiraEngenharia Mecânica

Quero trabalhar com carros. Qual curso fazer?

1

engenharia-mecanica-l200-triton-mecanicoRecentemente alguns leitores entraram em contato conosco para tirarem uma dúvida em comum: “Gostaria de trabalhar com carros. Quais cursos posso fazer?”. Felizmente encontramos um artigo no Guia do Estudante que nos deu base para poder escrever este artigo.
A área da mecânica oferece diferentes níveis de qualificação como: técnico em automecânica, tecnólogo em mecânica e engenheiro mecânico. Claro, que quanto maior for o nível de qualificação, melhores serão as perspectivas de remuneração (na maioria dos casos).
Como nosso foco é voltado especificamente voltado para Engenharia, vou focar a partir daí. Minha dica: Faça um curso de engenharia mecânica, e na sequência faça alguns cursos de especialização, para ampliar as suas chances de colocação no mercado.
Existem dois cursos de Engenharia voltados à area: Engenharia Mecânica e Engenharia Automotiva. O curso de Engenharia Automotiva tem bastante relação com o curso de Engenharia Mecânica, porém, existem pouquíssimos cursos com essa denominação, exatamente por isso que temos página dedicada a Engenharia Mecânica, a qual abrange a área por completo.
A opção é buscar a formação em Engenharia Mecânica e ao longo da graduação realizar disciplinas optativas e envolver-se em projetos, pesquisas e estágios na área automotiva, bem como buscar cursos de especialização depois da graduação.
Ao pesquisar as profissões indicadas, procure informações sobre a grade curricular dos cursos, inclusive para identificar nas faculdades de seu interesse se o curso de engenharia mecânica tem maior ou menor ênfase nos elementos do campo automotivo.
O Designer de Produto também pode trabalhar com automóveis e motos, desenhando as “máquinas” seguindo princípios de funcionalidade, modernidade e estética.
Lembre-se de sempre dar o seu melhor em qualquer curso que você fizer, isso vai garantir o seu destaque e sucesso.

Eduardo Cavalcanti
Engenheiro Civil de formação, empresário, e atua em diversos mercados. É aficcionado por tecnologia e está sempre em algum lugar diferente do mundo (sim, viajar está entre seus maiores hobbies). Já teve uma época em que não conseguia dormir sem assistir a um episódio do Netflix. Hoje, com o empreendedorismo pulsando em suas veias, usa praticamente todo o seu tempo livre consumindo conteúdos relacionados à cases de sucesso e ao mercado financeiro.

Seja Bem-Vindo ao Novo Blog da Engenharia!

Previous article

Fuvest divulga relação de candidatos por vaga para o vestibular

Next article

You may also like

1 Comment

  1. Engenheiro mecânico pode se especializar em design automotivo como o designer de produto?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira