publicidade

publicidade

Ranking mostra quais as universidades brasileiras mais respeitadas por quem contrata


Uma das primeiras coisas que o recrutador olha em um processo seletivo é a universidade que o candidato estudou. Embora não seja o fator principal em análise, pois o que realmente interessa é sua experiência, o nome escrito no diploma pode ter uma grande influência sobre as chances de conseguir o emprego ou estágio.

Um levantamento recente da consultoria britânica QS (Quacquarelli Symonds) revelou quais são as instituições de ensino superior mais admiradas pelos empregadores em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O ranking traz as 495 universidades com as maiores notas em 5 quesitos: reputação no mercado de trabalho, desempenho profissional dos ex-alunos, parcerias com empregadores, presença de empresas no campus e proporção de ex-alunos que conseguem emprego em até 12 meses após se formarem.

A badalada Stanford ficou com o 1º lugar da lista global, cujo topo é dominado por instituições dos Estados Unidos. A instituição californiana obteve a nota máxima em quase todos os parâmetros analisados pela QS.

USP. Foto: Reprodução.

A Universidade de São Paulo (USP) é a mais bem avaliada entre as brasileiras e a 61ª melhor do mundo. Numa escala de 0 a 100, sua nota para “reputação no mercado de trabalho” foi 79,2. Já a nota geral da instituição paulista, que também leva em conta o desempenho de carreira dos ex-alunos e as parcerias com empresas, foi 66,3.

Apenas 8 universidades do Brasil apareceram na seleta lista da QS. Dessas, apenas duas são particulares: a PUC-SP, que ficou em 4º lugar no ranking nacional, e a PUC-RJ, que conquistou o 5º lugar.

Confira as instituições brasileiras mais respeitadas no mercado de trabalho

  1. Universidade de São Paulo (USP)
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  4. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  5. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  6. Universidade de Brasília (UnB)
  7. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  8. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

publicidade

publicidade