publicidade

publicidade

Como a Realidade Virtual, a Realidade Aumentada e a Inteligência Artificial afetam a indústria? | SOLIDWORKS WORLD 2018


Durante o SOLIDWORKS WORLD 2018, tivemos a oportunidade de conversar com David Randle, Development Manager em AR/VR em CAD na SolidWorks. Randle é parte da equipe de estratégia na SolidWorks, com foco em temas relacionados a realidade aumentada, realidade virtual e inteligência artificial. É exatamente sobre isso que ele conversou com a gente, e conta como essas tendências irão impactar não só dentro do SolidWorks, mas outras pessoas dentro da indústria também.

SOLIDWORKS WORLD 2018 | Entrevista

Para conferir a entrevista completa de David Randle, basta assistir ao vídeo abaixo, gravado durante o SOLIDWORKS WORLD 2018.


Leia também: Qual a diferença entre VR e AR? | SOLIDWORKS WORLD 2018


Primeiro, Randle explica qual a diferença entre Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR). Apesar de ambas serem categorizadas como realidade estendida (XR), pois a forma de obtenção de dados é semelhante, elas são bem diferentes.

Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR)

Qual a diferença entre AR e VR?

A AR está relacionada a cenários em que você pode sobrepor o conteúdo original no mundo real. Isso pode ser feito por meio de headsets, tablets e celulares (um exemplo que usa a realidade aumentada é o jogo Pokémon Go, permite que o jogador enxergue o Pokémon em vários cenários reais). Com ela, é possível sobrepor objetos 2D e 3D.

Ao contrário da AR, a realidade virtual permite que o usuário mergulhe em um mundo digital. Apesar de diferentes, estas duas tecnologias seguem uma mesma linha de trabalho.

Vantagens proporcionadas por AR e VR

Randle acredita que essas ferramentas serão muito úteis para melhorar a engenharia de projetos. É possível ver tais tecnologias avançando e, cada vez mais, as empresas buscando fazer as coisas representadas no espaço que nos cerca. Na visualização de um resultado, por exemplo, é possível apresentá-lo em imagens estáticas, animações ou outras formas semelhantes. Porém, as pessoas querem levar isso para um outro nível, o qual permita que seus clientes mergulhem em experiências emocionais. É nesse ponto que a realidade estendida entra em jogo.

Além disso, outro ponto que Randle cita que é possível usar AR e VR, no caso da SolidWorks, é na revisão de projetos. Uma vez que o projetista pode interagir com o que está criando, ele vê aquilo de forma mais realista. Desta forma, é possível ter uma perspectiva melhor do projeto global ou do objeto projetado.

Outra vantagem que a realidade estendida proporciona é colaboração. Ela pode permitir que várias partes interessadas no projeto estejam mais conectadas e possam interagir. Independentemente do local do planeta onde estejam, elas podem se reunir para abordar e avaliar um projeto. Assim, Randle acredita que a colaboração será uma grande parte da AR e da VR.

AR e VR na indústria

Ainda, a realidade estendida permite que uma empresa realize treinamento de usuários e clientes de forma mais efetiva. Isso é baseado no fato que que as pessoas compreendem melhor quando há interação com um objeto virtual (em 3D), de forma que elas reagem às mudanças feitas ou etapas executadas. Para exemplificar, Randle cita a realidade estendida do SolidWorks, que estava à mostra durante o SOLIDWORKS WORLD 2018. Por meio dela é possível construir aplicativos de treinamento, pré-vendas, marketing, colaboração e revisão de projetos.

Assim, no que diz respeito a VR e AR, Randle acredita que haverá um futuro brilhante para essas áreas. Atualmente, a SolidWorks está apenas começando a construir um sistema para gerenciar isso mais a frente. Para ele, mais importante que resolver as necessidades dos clientes ou as próprias da empresa, é mover toda a indústria para frente. Consequentemente, é mover a humanidade para fazer melhores ferramentas para fazer melhores coisas, mais seguras, mais rápidas, mais efetivas e mais eficientes.

Inteligência Artificial (AI)

Outro assunto que Randle explica é a Inteligência Artificial (AI). Segundo ele, esse é um tópico muito interessante e que a sociedade começou a ouvir sobre quando alguém se refere a tecnologias que grandes empresas, como Google, Facebook, Amazon, Apple e Microsoft investem. Assim, é uma tendência que está crescendo muito rápido.

SOLIDWORKS WORLD 2018
Imagem: thenextrex.com

Randle está empolgado e se considera  sortudo por ser um dos poucos, pelo menos dentro da SolidWorks, que começa a explorar a AI. Embora não possa falar muito sobre o assunto ainda, ele cita que estão tentando identificar oportunidades com relação à inteligência artificial para ter um diferencial, seja com relação aos clientes, na interação na prestação de serviços para usuários nos produtos ou dentro do próprio negócio.

Diante disso, Randle acredita que a AI pode afetar tanto o negócio da SolidWorks quanto todo o ambiente que envolve a indústria de modo geral. Para ele, a AI é uma das mais impactantes tecnologias que afeta a geração atual e as próximas. Tal ferramenta pode tornar a construção do futuro mais rápida e mais inteligente, se for aplicada de maneira correta.

SOLIDWORKS WORLD 2018
Imagem: blippar.com

Para exemplificar, há algumas interações que podem ser feitas com a comunidade, como entender melhor os usuários, ser capaz de servir com mais conteúdo relevante, auxiliar quando necessitam de ajuda, fazer recomendações e etc. E isso é apenas o início. A próxima grande utilização da AI é dentro das ferramentas de software da SolidWorks.

Mesmo não podendo falar muito sobre isso, Randle adianta que há várias áreas internas dentro do negócio da SolidWorks nas quais a inteligência artificial pode impactar. Dois exemplos são a otimização de negócios e a maneira como os dados são armazenados. Para ele, esses são apenas os primeiros passos, mas já é possível prever um futuro brilhante com a inserção dessas tecnologias.


publicidade

publicidade