BrasilTecnologia

Saúde 4.0: A revolução da tecnologia em prol do bem estar

0

Tendências convergem para definição do setor de saúde, este é um valor de demanda das doenças conhecidas como crônicas ou de longo prazo. Contudo a progressão de despesas, envelhecimento da sociedade e  um dos maiores problemas que é a falta de recursos no Brasil.

O papel da tecnologia no contexto da saúde

Não é somente a utilização de Tecnologia da Informação, na área da saúde em banco de dados de softwares “linkados” em várias plataformas mas, está se voltando para cuidados baseados em históricos e evidências gerando resultados em tempo real. Com esta tendência é possível provisionar em uma década a existência de realidade virtual aumentada (VR), inteligência artificial associada a robótica em conexão de internet 5G, evidências de exames complexos em tempo real e/ou de maneira colaborativa – preventiva.

É possível afirmar que a revolução 4.0 chega com força na área da saúde, porém ainda há muito para se descobrir. O processo de transformação até então é a resultante da aplicação de tecnologias em questão. Quando se trata de I.A (Inteligência Artificial) está para modernização da saúde, em diversos graus. É notório na mais diversa gama das áreas como hospitais, clínicas, laboratórios, governo, pacientes e médicos.

saúde

Sem efeitos colaterais

Realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada são tecnologias essenciais para o desenvolvimento de novos tratamentos e estarão permitindo a autonomia dos profissionais da saúde.

Há um projeto da startup “Bright” que possibilita personalizar a dosimetria da luz de acordo com o tipo de dor e as características de cada paciente. Contudo, como a cor da pele, uma vez que as partículas de luz são absorvidas de forma variada conforme a quantidade de melanina. Com o envelhecimento da população (que já é uma realidade aqui no Brasil), tratamentos como este serão cada vez mais frequentes e necessários. Dores emocionais podem ser detectadas com esta tecnologia, realidade virtual.

saúde

Saúde 4.0 e a COVID-19

O Corona vírus e o isolamento social foram responsáveis por uma muitas mudanças rápidas como o crescimento da utilização de recursos digitais e tecnológicos. 

A saúde, o principal afetado pela pandemia, contudo o ditador de mudança drástica de comportamento. O vírus fez com que as reuniões presenciais fossem reduzidas, limitação de viagens por tempo indeterminado, e a saúde seguindo critérios com forte implementação de recursos de Inteligência Artificial (I.A), “Big Data”, tudo que compete a revolução industrial 4.0.

Saúde

Estamos preparados para o futuro da Saúde 4.0?

Não há dúvidas que a revolução da Saúde 4.0 está batendo na porta. A prática e a utilização dos recursos deve apenas sofrer ajustes. Como resultado, é certo de que a revolução transformará a rotina do profissional da saúde em Atendimento, equipamentos para análises, smartphones e computadores.

Acima de tudo, esta predisposição deve ser encarada de maneira positiva, porque como é notório, apenas há benefícios para médicos e pacientes. À primeira vista, para implementação em uma clínica, precisa de ser estudado a viabilidade mediante cada especialidade e que o profissional esteja engajado para com todo aparato de tecnologia. Contudo, alguns dos aparatos técnicos da revolução 4.0 da saúde que os profissionais terão de se adequar: Nuvem, “Internet das Coisas” e Big Data, estes são sinônimos de revolução.

Saúde 4.0, a revolução da tecnologia em prol do bem estar. A revolução não conta apenas com agilidade em uma consulta/exame ou a satisfação em um atendimento. Isso vai muito além e está muito empenhada em descobrir rapidamente o que afeta a sociedade e quais os meios mais rápidos para tratar das mais diversas enfermidades.

E aí, você está se preparando para esta transição?

saúde

Lucas Henrique
Bacharel em Engenharia Elétrica e Pós graduado em perícia técnica judicial. Especialista em Termografia por NEC SAN-EI em Kitamoto - Japão. Especialista em sistemas de proteção elétrica por MEGGER AB em Danderyd - Suécia. Ampla e sólida experiência profissional, com mais de 10 anos em eletrônica e eletrotécnica. Experiência como eletricista em de manutenção na Ferrovia de São Paulo. Atualmente trabalha como Gerente de projetos em uma empresa do setor de energia, em paralelo administra a própria empresa de engenharia: LHX Engenharia. Músico por Hobby, adora tocar trompete nas horas vagas. Apaixonado por viagens (especialmente lugares frios!).

Tudo que você precisa saber sobre Renovação de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Previous article

Hora certa de garantir seu Galaxy Note 10 Lite

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Brasil