Branded Channel | ExemploColunistasDestaqueEngenharia de Segurança do TrabalhoEngenharia de Segurança no Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho: o que é? de onde vem? como se alimenta? parte 2 de 3

0
Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Nesta segunda postagem sobre a Engenharia de Segurança do Trabalho, vamos focar em “de onde vem” o Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Mas antes de prosseguir sua leitura, caso ainda não tenha passado pela parte 1 desta série de postagens, sugiro fortemente, que vá la no primeiro, basta clicar aqui.

engenharia de segurança do trabalho

engenharia de segurança do trabalho

Acidente de trabalho.

Como forma de reforçar a importância do engenheiro de segurança do trabalho para a prevenção de ocorrências indesejáveis, colocamos em pauta o acidente catastrófico ocorrido recentemente, em Beirute no Líbano na terça-feira 04/08/2020, que segundo a G1 culminou em:

Explosão em Beirute deixa pelo menos 73 mortos e 2,7 mil feridos

Engenharia de Segurança do Trabalho Engenharia de Segurança do Trabalho

O Acidente sera devidamente investigado, mas as causas prováveis, circundam em volta ao armazenamento de produto químico: Nitrato de amônio (NH4NO3).

Então segue abaixo Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químico – FISPQ:

FISPQ

FISPQ

Missão do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Na mesma linha de pensamento, uma das maiores missões do Engenheiro de Segurança do Trabalho é justamente, a prevenção de acidentes e/ou potenciais de eventos indesejáveis na empresa e em sua circunvizinhança.

Em outras palavras, este profissional prevencionista, usa de todas sua competência (conhecimento, habilidade e ações) para trabalhar com barreiras de segurança que anulem os Riscos e/ou mitiguem (reduzam) suas consequências, como indicado na figura abaixo:

Engenharia de Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

Então grande parte do trabalho do profissional de segurança do trabalho está pautado no planejamento das atividades com vista em salvaguardar vidas, evitar perdas patrimoniais e também proteger o ambiente de ser afetado.

Engenharia de Segurança do Trabalho

barreiras de segurança

E caso isso não seja possível e o acidente se materialize, cabe também a este agente prevencionista a investigação das ocorrências, afim de se obter as causas raízes e fortalecer ainda mais as proteções de segurança.

investigação de acidente

Investigação de acidente

Ainda na investigação pode ser utilizado diversas técnicas e ferramentas de análise de acidente, ao exemplo da ferramenta “5W e 2H”, que por sua vez, também pode ser utilizada no plano de ação para correção das falhas e evitar recorrência do acidente.

Engenharia de Segurança do Trabalho

tradução: QUEM? QUANDO? ONDE? COMO? QUANTO? PORQUE? O QUE?

De onde vem o Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Embora, em 2014 o MEC tenha reconhecido e aprovação (Portaria Nº 546, de 12 de Setembro de 2014) do curso de graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

A maioria dos Engenheiros de Segurança, são a nível de especialização  (pós-graduação lato sensu) feita após a conclusão de algum curso de Engenharia ou Arquitetura. como melhor explicado no primeiro post.

E dentre estes, segundo informação retirada em 04/08/2020 as 23:00 do  mapa de carreiras do vagas.com, majoritariamente, é dominado por profissional do sexo masculino.

Engenharia de Segurança do Trabalho

Engenharia de Segurança do Trabalho

E enfim respondendo a pergunta “de onde vem o engenheiro de segurança do trabalho?”, também com base no Vagas.com, as graduações mais frequentes que recorrem a esta especialização em engenharia de segurança são Engenharia: Ambiental, de Produção e Civil.

E 12% dos engenheiros de segurança cadastrados no mesmo site, passaram pela ocupação de técnico de segurança do trabalho antes.

Isso nos leva a concluir que quem teve experiencia de técnico de segurança, tem maiores possibilidades de se tornarem engenheiros de segurança do trabalho.

E além disso, para saber ainda mais sobre a profissão. Ou seja, ( “como se alimenta”), aguardem a parte 3 de 3 deste artigo.

Álvaro Domingues MSc
Mestre em Engenharia Ambiental. Engenheiro ambiental. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e técnico em Segurança do Trabalho. Ampla e sólida experiência profissional, com mais de 12 anos mesclando segurança do trabalho, saúde ocupacional e meio ambiente. Experiência acadêmica em diversos cursos relacionados ao SSMA (desde 2012). Atualmente é docente na Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Estácio de Sá. Além disso, é Engenheiro de Segurança do Trabalho focado em auditorias de sistema de gestão na Petrobras (Outsourcing). Instagram: @alvaro.domingues Linkedin: engalvarodomingues

Bate-Papo com VINICIUS MARCHESE – Presidente do CREA-SP | BLOG DA ENGENHARIA

Previous article

Um olhar sobre as Energias Renováveis

Next article

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Login/Sign up