publicidade

publicidade

Já imaginou se seu carro fizesse 525km com 1L de combustível!?


Já imaginou rodar centenas de quilômetros com apenas 1 litro de combustível? Esse é o desafio da Shell Eco-marathon Brasil 2018, uma corrida onde o que importa não é ser o mais rápido, mas sim ir mais longe.

A gente já tá por aqui, na terceira edição brasileira, a segunda no Rio de Janeiro. São mais de 400 estudantes de universidades que competem em 45 equipes para ver quem consegue ir mais longe com a menor quantidade de energia. São 3 categorias diferentes: Etanol, gasolina e bateria elétrica.

Shell Eco Marathon Brasil 2018

Shell Eco Marathon Brasil 2018

Só pra vocês terem uma noção: A competição Shell Eco-marathon Brasil de 2017 quebrou os recordes de 2016, com os vencedores estabelecendo novos recordes nacionais com 525.7km/l na Gasolina, 412.4 km/l no Etanol e 363.6kWh na Bateria Elétrica. E você achando que aquela motinha 50cc era o ápice da economia, não é mesmo?

E como a etapa do Brasil serve de classificatória para a América Latina, o Brasil recebe equipes da Argentina, Equador e México também. Quem se classificar por aqui vai para a próxima etapa no ano que vem, nos Estados Unidos.

Shell Eco Marathon Brasil 2018

O evento acontece no mundo todo, há mais de 30 anos, e é um dos desafios de eficiência energética mais aclamados do planeta. Mas a história começa bem antes, lá em 1939 quando funcionários da companhia nos EUA fizeram um desafio para ver quem ia mais longe com menos combustível. A brincadeira informal fez sucesso e se tornou tradição. Mas foi apenas em 1985 que o evento se tornou oficial e se expandiu para outros continentes.

Todas as equipes da Shell Eco-marathon Brasil 2018 funcionam como mini empresas. Elas são multidisciplinares, com estudantes de cursos como comunicação, marketing e administração, além, é claro, das diversas áreas de engenharia que trabalham diretamente no projeto e construção dos veículos.

Shell Eco-marathon Brasil 2018

No primeiro dia de competição, os estudantes chegaram cedo ao pavilhão 2 do Riocentro. Foi o dia de fazer o registro e credenciamento, a montagem dos últimos detalhes dos carros, inspeções técnicas e acertar tudo com o time.

A equipe da Shell Eco-marathon Brasil 2018 se reuniu com os líderes das equipes para passar tudo a limpo e tirar as dúvidas dos estudantes. Apesar de a competição não ter começado ainda, é um dia de comemoração para muitas equipes. Isso porque o desafio é tão exigente que até mesmo ter o veículo aprovado na inspeção é uma vitória para muitos.

 

Fique conosco por aqui e acompanhe também os nosso canais no YoutTube, Facebook e Instagram: vai ter muuuuita coisa legal acontecendo!