publicidade

publicidade

O que os sistemas de Gestão da Qualidade representam para uma empresa?


Qualidade está ligado a algo bom. Um bom produto, feito com bons materiais, que atendem as necessidades das pessoas. Mas para se obter um produto de qualidade, é preciso tratar todo o sistema visando essa característica.

Gestão da Qualidade
Fonte: Pixabay.

Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)

Para isso, existe o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) nas empresas. É esse sistema que estabelece padrões para que uma empresa seja organizada, com processos bem definidos, garantindo assim produtos e serviços de qualidade.

O SGQ é a compreensão das atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados. Em complementariedade, a ISO 9001, o sistema de gestão da qualidade (SGQ) mais conhecido do mundo, foi desenvolvido para auxiliar as organizações a garantirem produtos e serviços conformes e principalmente a satisfação dos clientes.

Quais atividades o SGQ compreende?

Atividades de todos os setores da empresa, garantindo a organização como um todo, desde o administrativo até o operacional. Com ele, e possível desenvolver ferramentas e documentos que dão vazão à criação de informações importantes e análise de dados.

É uma ferramenta de gestão organizacional que permite controlar diversos parâmetros e atividades dentro da empresa.

Pontos que o SGQ proporciona às empresas

  • maior capacidade para prover produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • visão sistêmica para aproveitar oportunidades e garantir o aumento da satisfação do cliente;
  • capacidade para abordar riscos e oportunidades associados com o seu contexto e objetivos.
Gestão da Qualidade
Fonte: Pixabay.

Princípios do SGQ

1 – Foco no cliente: é o cliente quem vai receber o produto/serviço em questão, né? Então, deve-se dar atenção total às suas necessidades.

2 – Liderança: mais que comandar, é preciso desenvolver pessoas e delegar funções. Trabalho em equipe é tudo.

3 – Engajamento das pessoas: é preciso que cada um desenvolva suas habilidades, para que elas sejam encaixadas na melhor atividade possível, encaixando assim as várias atribuições.

4 – Abordagem de processos: identificar, desenvolver e demonstrar o funcionamento das atividades para que possam ser estudadas e melhoradas.

5 – Melhoria: sempre! Ninguém quer sempre a mesma coisa. É preciso inovar e acompanhar o ritmo do mercado. Além disso, as melhorias permitem a redução de custos e de falhas no processo.

6 – Tomada de Decisões com base em evidências: é preciso saber os prós e contras de cada ação dentro de uma empresa. Para tomar decisões, é preciso ter informações concretas para saber se tal atitude será viável ou não.

7 – Gestão de relacionamento: por mais automatizado que seja um processo, sempre haverá pessoas. Gerenciar pessoas é peça chave dentro de uma organização, pois são elas que irão compor a cultura organizacional.

E você, é ligado em qualidade? Compartilhe

Fonte: Certificação ISO.

 


publicidade

publicidade