publicidade

publicidade

SOLIDWORKS é útil para várias engenharias? | SOLIDWORKS WORLD 2018


O SOLIDWORKS é um software de CAD 3D que auxilia profissionais no desenvolvimento principalmente de projetos mecânicos. Porém, será que dá para usá-lo em outras áreas da engenharia? Nós conversamos com os executivos SOLIDWORKS LATAM durante o SOLIDWORKS WORLD 2018 para responder a essa pergunta.

SOLIDWORKS WORLD 2018
Imagem: events.solidworks.com

Nossa conversa foi com o Mário Belesi (Diretor de SOLIDWORKS para a América Latina) e o Marcelo Hendler (Technical Manager Latam). Segundo Hendler, além da engenharia mecânica, que é onde surgiu o SOLIDWORKS, abordar outras engenharias não é um objetivo futuro, mas é uma realidade atual.

Dentro de uma plataforma única, que é o SOLIDWORKS, já é possível desenvolver vários projetos ao mesmo tempo. É possível fazer, em paralelo ao projeto mecânico, a parte elétrica e eletrônica. Alguns exemplos citados por Marcelo Hendler são: esquemas elétricos, chicotes elétricos e placa de circuito impresso.

Os benefícios não param por aí: não é preciso terminar uma parte para começar a outra. É possível trabalhar de forma integrada, permitindo que os profissionais de diferentes engenharias trabalhem em grupo em uma única plataforma.


Leia também: Saiba tudo sobre os novos serviços da SOLIDWORKS na nuvem 


Uma grande vantagem disso é que os profissionais não sofrem com problemas como incompatibilidade entre diferentes softwares e a necessidade de correção de erros provenientes do desconhecimento de outras partes do projeto. Em uma única plataforma, todos sabem o que está acontecendo e conseguem desenvolver o trabalho de forma harmoniosa. Hendler afirma que, atualmente, é impossível pensar somente na parte mecânica. É preciso pensar sempre em dispositivos integrados, ainda mais na época da internet das coisas.

Durante a entrevista no SOLIDWORKS WORLD, completando o que Hendler falou, Mário Belesi afirma que o objetivo do SOLIDWORKS é facilitar a vida do engenheiro. Assim, o software é intuitivo.

Para Belesi, o fato de trabalhar de forma paralela com outras engenharias propicia a vantagem de finalizar o projeto antes e lançar no mercado mais rapidamente. Essa é uma característica marcante que continua presente na versão 2018 e não vai mudar na 2019.

SOLIDWORKS WORLD 2018: Vídeo

No vídeo abaixo você confere a entrevista dos dois executivos para o Blog da Engenharia no SOLIDWORKS WORLD 2018. Pelas respostas deles, é possível perceber que o SOLIDWORKS é uma ferramenta potente para quem quer desenvolver um projeto de forma fácil, rápida e integrada com a equipe e que permite que profissionais de várias áreas trabalhem em sintonia.

Durante o SOLIDWORKS WORLD 2018, Hendler e Belesi também conversaram com a gente sobre realidade aumentada e realidade virtual, como você confere neste link. Além disso, você já se perguntou sobre uma versão gratuita de SOLIDWORKS para estudantes? Os dois executivos também respondem a esta pergunta, como você confere neste post.


publicidade

publicidade