ColunistasDicasEngenhariaVida de Universitário

Storytelling para vender seu peixe

6

Você já ouviu falar em Storytelling? A primeira vez que ouvi essa expressão foi em 2014 quando me tornei professor de língua inglesa, pois precisava preparar aulas/apresentações de qualidade.

A princípio não entendi muito bem como usaria na minha vida, mas busquei estudar e entender mais sobre o tema.

O primeiro e mais importante conselho/ensinamento que recebi foi:

“Conta tua história para teus alunos, tenho certeza que você irá inspirá-los.”

Não é que deu certo! Conquistei e conquisto meus alunos até hoje através de Storytelling. Além disso, tenho grandes amigos que foram meus alunos.

Ademais, compreendi que não basta ter ideias incríveis e transmiti-las de qualquer forma. Sem uma estratégia capaz de alcançar e engajar o público-alvo, a audiência da mensagem será praticamente inexistente

Neste artigo, para semana das redes sociais do Blog, falo um pouco sobre o quanto é importante desenvolver essa habilidade para ter mais engajamento e proximidade do público. Vamos conferir!

Mas antes, o que é Storytelling?

Storytelling é um termo em inglês que significa, literalmente, o ato de contar histórias.

Em outras palavras, Storytelling é mais do que uma simples narrativa, essa técnica permite envolver o público e transmitir mensagens com mais eficiência por meio de palavras e recursos visuais.

Além disso, essa técnica é uma das formas mais poderosas de dar vida ao seu trabalho – sua marca.

Na prática, Storytelling vai muito além dessa definição, convertendo-se em uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento duradouro com sua audiência/clientes, desde que seja empregado da maneira correta.

Contar histórias é a arte que encanta todas as gerações

Desde os primórdios, a cultura humana está diretamente ligada à arte de contar história. Um exemplo disso são as pinturas rupestres em cavernas, que permitiam que as pessoas registrassem seu cotidiano.

As pessoas falavam sobre o mundo conhecido e também buscavam explicações pelo desconhecido.

Além disso, as histórias de nossos antepassados eram também ditas para a vida em grupo e para soluções cotidianas como a relação entre homem e natureza, regras para sobrevivência da sociedade, valores e conhecimentos.

Portanto, Storytelling é a mais antiga forma de passar conhecimento através de gerações.

Nossa paixão por contar, ouvir história e a capacidade que uma boa história tem de nos conquistar continua fazendo parte da vida humana. Boas histórias são capazes de provocar engajamento, emocionar e ensinar.

Mas por que inserir Storytelling nas redes sociais?

Algo tão apaixonante não poderia ser deixado de lado das redes sociais, não é mesmo? As redes sociais são consideradas como a vitrine de uma marca, é o primeiro contato que a pessoa pode ter no meio digital.

Storytelling é uma poderosa arma para alavancar estratégias digitais. As redes sociais possuem usuários que passam a maior parte do tempo, representam milhões de oportunidades para quem busca divulgar o seu trabalho.

Ademais, as redes sociais (Instagram, Twitter, Linkedin, Podcast) são excelentes meios para contar uma história. Portanto, para envolver seu seguidor nos seus posts e stories, é preciso contar uma história que cativa!

Ao criar uma narrativa e contá-la nas redes sociais, fica mais fácil aumentar o alcance e conquistar novos seguidores. Porém, é preciso fazer isso de forma que o seu perfil se destaque em meio a tantos outros.

Uma história atraente e cativante para vender seu peixe

Já parou pra pensar o quanto as pessoas são atraídas por boas histórias? Não é de hoje que gostamos delas, sempre tivemos o hábito de compartilhar experiências, lições e nos comunicarmos para entender melhor um ao outro.

Uma boa história é autêntica, criativa, faz uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e leva o público a uma jornada de mudanças e transformações.

Nesse sentido, se destaca quem é capaz de criar uma história capaz de atrair as pessoas e mantê-las engajadas. E a melhor forma de fazer isso é por meio de Storytelling.

Já reparou como na escola/universidade nós aprendemos melhor com aqueles professores que contextualizam os conteúdos em histórias envolventes? Pois é, a história é um poderoso gatilho mental que prende a nossa atenção. Não interessa se a história é boa ou ruim, nós tendemos a querer saber mais.

O que acontece é que as histórias geram engajamento natural! Então por exemplo uma série de stories bem contextualizada tende a prender o seguidor por ali, ele segura a tela pra ler, responde as enquetes, manda mensagem no direct, entende? É muito diferente do que você simplesmente postar uma foto aleatória.

Qual a importância de Storytelling para a Engenharia de Pesca?

Quem cursa Engenharia de Pesca com certeza já ouviu “Engenharia de Pesca é para pescar?” ou “o que faz um Engenheiro de Pesca? Além disso, muitos alunos ingressam no curso sem saber o que é Engenharia de Pesca.

Esse desconhecimento ou até mesmo a desvalorização por parte da sociedade e das empresas sobre a nossa atuação profissional pode ser revertido. O Storytelling é, sem dúvida, uma alternativa de altíssimo nível para divulgar nossa e qualquer outra profissão nas redes sociais.

Coloque uma camisa, conte uma história divulgando o que você faz em sua rede social, na rua, no ônibus, em casa, ou qual quer que seja o lugar que você vá. Isso possibilitará que a sociedade e as empresas conheçam e entendam o que faz um Engenheiro de Pesca.

Em poucas palavras, quanto mais cedo você dominar a arte de contar histórias para falar sobre seu trabalho ou sobre sua Engenharia, melhores serão os resultados de seu negócio, seja em vendas, em engajamento ou em divulgação de sua profissão.

Faça a sua Engenharia ganhar o mundo através de Storytelling.


Siga o Instagram @ivanilsonsnts para mais conteúdo e conheça mais sobre a Engenharia de Pesca aqui.

Ivanilson Santos
Engenheiro de Pesca pela UFRPE, atualmente, é mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Aquicultura da UFSC, onde é integrante no Laboratório de Camarões Marinhos/UFSC. Atuando em temas relacionados principalmente ao cultivo e nutrição de camarões marinhos, com ênfase em sistema de bioflocos e aditivos alimentares (bioativos) em dietas para camarões. Cristão, pernambucano, ama violão e xadrez e busca fazer a diferença no mundo, não apenas no âmbito pessoal e profissional, mas também semear conhecimento em prol da ciência, da sociedade e da conservação do meio ambiente. Instagram: @ivanilsonsnts

Utilização da internet no monitoramento de barragens de rejeitos

Previous article

SuperBowl: Engenharia de eventos do show de intervalo

Next article

6 Comments

  1. Muito bem escrito e muito informativo. Parabéns Ivanilson!!

    1. Agradeço pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado 🙂

    2. Espero que esse artigo some de alguma forma com a audiência do Blog.

  2. Ótimo artigo Ivanilson! Eu realmente nunca tinha ouvido falar sobre isso, porém o que você escreveu sobre aprendermos melhor através de uma história, é muito real. Parabéns!

    1. Muito obrigado! Fico muito feliz com teu feedback, significa que o conteúdo escrito/compartilhado é de valor :). Depois me conta sobre tuas apresentações/palestras futuras.

  3. […] estudando e praticando a sua fala, é tentar quebrar o gelo com a sua plateia, já ouviu falar em storytelling? Em suma, é uma ótima técnica de apresentação onde o apresentador envolve sua plateia fazendo […]

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up