publicidade

publicidade

Um simples passo para otimizar seu tempo no trabalho e estudos (garantido)

Conheça o Método Pomodoro

Já se viu, principalmente em época de provas, com muita matéria acumulada e sem tempo suficiente para ler ou fazer aquelas listas de exercícios? Pois bem, te apresento uma técnica que eu aprendi e comecei a aplicar nos meus próprios estudos, e que tem se mostrado muito proveitosa, a Técnica do Pomodoro.

metodo-tecnica-pomodoro-blog-da-engenharia

Primeiramente, o que é um pomodoro? Pomodoro significa “tomate” em italiano e é basicamente aquele timer de cozinha em forma de tomate que a gente vê mundo afora. Essa técnica foi desenvolvida em 1980 por Francesco Cirillo e consiste numa forma simples, porém muito engenhosa de gerenciar seu próprio tempo e usá-lo como seu aliado.

A técnica consiste no seguinte:

  • Programe um timer, seja ele manual, do celular ou até um no seu computador (indico um aplicativo especialmente moldado para a técnica do Pomodoro, e que estou inclusive usando enquanto escrevo esse artigo, o Focus Booster: www.focusboosterapp.com) em 25 minutos. Nesse tempo você se dedica exclusivamente a uma matéria, lista ou texto e não deixa que NADA, absolutamente, te atrapalhe (inclui celular, sms, WhatsApp, Facebook, e-mail, NADA!)
  • Quando o timer apitar você para imediatamente o que estiver fazendo e vai descansar por 5 minutos, também cronometrados. Daí fica ao seu critério se quer ir ao banheiro, tomar água, comer alguma coisa, checar seu Facebook, enfim, esse pequeno intervalo tem que ser um “prêmio” para a sua mente por ter se comprometido por esses 25 minutos numa única tarefa.
  • Quando o intervalo terminar você volta e começa uma nova matéria (ou a mesma, caso a anterior não tenha sido terminada) por mais 25 minutos, seguidos por mais 5 de descanso e assim sucessivamente.
  • Depois de 4 “tempos pomodoros” você faz um descanso de 1 hora. Nesse tempo você assiste um episódio de uma série, vai dormir, fazer exercícios físicos, etc., tem que ser um tempo em que você possa deixar sua mente livre.

 

produtividade-tempo-redes-sociais-blog-da-engenharia

 

Uma dica importante é que provavelmente, como nossa mente quer ser multitarefa, você vai lembrar-se de fazer coisas enquanto estiver nos 25 minutos. Para que isso não te atrapalhe na tarefa, é interessante deixar sempre um papel e uma caneta (ou um lembrete no PC) das coisas que você for lembrando. Escreva, assim que pensar em algo, e volte ao trabalho. Quando tiver tempo, nos 5 minutos ou na 1h de descanso, você realiza essas tarefas que lembrou.

produtividade-tempo-blog-da-engenharia

A aplicação dessa técnica tem se mostrado muito boa não só nas tarefas do cotidiano, mas principalmente em matérias, que nós estudantes de engenharia temos muitas durante um semestre. Primeiro porque você não “cansa” de ficar apenas num assunto durante horas, o que já foi demonstrado cientificamente não ser proveitoso, segundo porque você consegue estudar e manter em mente um grande volume de conteúdo, já que vai assimilando pequenas “doses” de cada vez.

Confesso que no começo não foi fácil condicionar o cérebro e o corpo a fazer todas as atividades com um tempo contado, mas depois de um tempo fica fácil e você acaba pegando o jeito da coisa e eliminando grandes quantidades de listas, textos, projetos e livros a tempo. Por isso, uso e recomendo a técnica.

E você, já conhecia essa técnica e aplicava no seu dia-a-dia de trabalho e estudos? Conta pra gente!

Imagens: Shutterstock


publicidade

publicidade