0

Treinamento é um processo instrutivo, utilizado nas organizações como ferramenta estratégica. Tendo assim, como objetivo gerar crescimento e mudanças de comportamento profissional e pessoal.

Nesse sentido, capacitação é caracterizada como uma abordagem de aprendizado, referenciando a conteúdos didáticos. Com conceito de obter conhecimentos necessários para determinada finalidade ocupacional.

Fonte: corporate.pearson.com.br


E relembrando, Melhoria Contínua é a prática adotada pela grande maioria das empresa,  está relacionada à capacidade de resolução de problemas. Assim, devem ser alcançados de modo gradativo na aprendizagem organizacional.

Desse modo, a maioria dos programas de capacitação, tem a intenção de gerar mudanças de comportamentos controladores e conservadores, para atitudes proativas e inovadoras, melhorando assim, a gestão de equipe e sua capacidade de criação.

Entretanto,  também geram, dentro das empresas, que a base de qualquer programa de Melhoria Continua é o treinamento/capacitação. Usando como fundamentando que o papel de desenvolver o foco e assertividade nas atividades propostas e no preparo individual dos funcionários.

E como funciona?

Saindo um pouco desse universo corporativo. Você ver jogos esportivos? Repare na seleção brasileira, veja que para gerar resultados significativos  todos (as)  precisam analisar e estudar seus oponentes. Nesse caso, uma forma de capacitação, assim como os aprendizados das táticas de jogo.

Sendo assim, o treinamento fica bem localizado, nos treinos repetitivos com base nas capacitações estudadas.

brown foosball table closeup photography


Viu como essa junção, mostra na prática a melhoria contínua e entrega de resultados?! Agora é só levar esse mesmo pensamento ao mundo empresarial.

Do mesmo modo, temos a necessidade de treinar e nos capacitamos para geramos resultados positivos para as empresas e desenvolver a Melhoria Contínua dentro de qualquer fase do processo.

Dessa forma, as empresas também devem investir na sua equipe e provocar neles o protagonismo.

BENEFÍCIOS para as empresas

É visível e comprovado que a utilização de técnicas e ferramentas, bem como padronização nas empresas aumenta o nível de produtividade e qualidade de produtos e serviços, caso seja empregado de forma estratégica/ fundamentada e constante.

A utilização das ferramentas estratégicas como treinamento e capacitação como base para melhorias constantes, resulta para as empresa impactos positivos como:

E agora?

Agora você já conhece dos benefícios, relembrou de exemplos que deram certo tanto na ficção (Capa, La casa de Papel), e na realidade com a nossa seleção de futebol.

É preciso  também colocar seu time em campo, passar as instruções, delegar todos os procedimentos das próximas etapas, comprometimento de todos e investir  em todos os âmbitos nesse aprendizado.

Todavia, um processo que vai desde o Onboarding, até do caminho que os integrantes das equipes precisarem desenvolver ao longo da carreira.

Gratidão! E até o próximo artigo.

Sarah Abreu Izo
Engenheira de Produção, Mestra em Engenharia Ambiental e Técnica em Edificações. Apaixonada por Melhoria Contínua, no seu atual trabalho desenvolve essa expertise dentro do Lean Office. Em seu currículo, constam experiências nas áreas de Construção Civil, Indústria e no Setor Operacional, atuando na docência (SENAI), consultoria, supervisão e pesquisa científica. Nordestina, ama vasculhar a cultura dos lugares por onde passa, atualmente mora em Ribeirão Preto – São Paulo. Falar é um dos seus maiores hobbies, além disso, adora cafeteria, livros, teatro, cinema, praia, trabalhos voluntários e tudo que envolva pessoas. O que lhe move são os desafios, um dos maiores exemplos é sua participação, como autora de projeto e como competidora, na maior olimpíada do conhecimento da América Latina, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).Ser colunista do Blog da Engenharia só une suas paixões por desafios, em ajudar a desenvolver pessoas e de crescer juntos nesse processo. Ela se julga uma eterna aprendiza!

Embraer aquece o mercado de mobilidade aérea

Previous article

Olimpíadas do Japão 2020: pódios fabricados por Impressão 3D

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira