ColunistasCuriosidadesEngenharia CivilNotícias

Tremor desconhecido em arranha-céu na China causa pânico

2

Um grande arranha-céu na cidade de Shenzhen, na província de Guangdong localizado no Sul da China é evacuado após sofrer um tremor de origem desconhecida, nesta terça-feira (18). O prédio em questão possui quase 300 metros de altura.

Entenda um pouco desse caso que está despertando a atenção das autoridades chinesas.

seg plaza

Arranha-céu SEG Plaza

Sobre o arranha-céu

Conhecido como SEG Plaza, foi concluído em 2000 e está situado em Shenzhen, uma metrópole que possui uma média de 12,5 milhões de habitantes. Essa edificação é um local importante de mercado eletrônicos e vários escritórios. Além disso, SEG Plaza é considerado o 212º prédio mais alto do mundo com 291,6 metros de altura e 71 andares.

Shenzhen é extremamente conhecida mundialmente como um centro tecnológico, além disso uma das cidades mais modernas e polos econômicos chineses.

Seg

Tremores sem causa conhecida

Primeiramente, ainda é um mistério o ocorrido pois segundo a agência de gestão de emergências de região, não foi registrado nenhum tipo de tremor na área de Shenzhen. Aparentemente apenas o edifício se movimentou, por volta de 13h50 (horário local, 2h50 em Brasília) e causando pânico entre as pessoas que estavam presentes.

Dessa forma, as autoridades responsáveis indicaram que estão investigando o ocorrido. Veja abaixo vídeos registrados por pessoas presentes no local.

China e seus edifícios com recorde de altura

Dessa forma, vale ressaltar que cinco dos arranha-céus mais altos do mundo estão localizados na China, inclusive a Torre de Xangai que carrega números impressionantes de 128 andares e 632 metros de altura.

Em 2020 a China fez a proibição de construção de prédios com mais de 500 metros de altura, porém essa restrição está em vigor apenas em algumas cidades.

Além disso, historicamente, nenhum arranha-céu desabou no país, segundo a agência de notícias France Presse. Porém construções mais baixas já tiveram desabamentos devido a normas construtivas muitas vezes não tão rígidas.

torre de xangai

Imagem da Torre de Xangai.

Isabela Guedes
Engenheira Civil, especialista em Geotecnia e MBA em Gestão de Obras na Construção Civil. Desde o início da graduação trabalhei em diversas áreas da Engenharia, o que me trouxe uma vasta experiência de sete anos no mercado. Moro atualmente no interior do estado do Rio de Janeiro, possuo 28 anos e sou apaixonada por novos desafios, tecnologia e inovação, séries e games. Produzo conteúdo nas minhas redes sociais com muito humor e de forma acessível para quem não é da área, misturando minhas duas paixões Engenharia Civil e Cultura Pop. Tenho como grande objetivo trazer mais visibilidade para as mulheres na construção civil. Instagram: @isabelaeng

Catálise, uma conceituação – Parte 1

Previous article

TOPOGRAFIA, tudo o que você precisa saber- Guia das Engenharias

Next article

2 Comments

  1. Excelente artigo!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Popular Posts

Login/Sign up