publicidade

publicidade

3 formas de economizar energia


Eficiência energética é fundamental na Shell Eco-marathon. A equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que o diga. A capacidade de economizar energia do carrinho projetado pelos jovens engenheiros fez com que eles fossem os primeiros colocados na categoria Bateria Elétrica.

Mas você não precisa participar de uma maratona para economizar energia e começar a dar sua contribuição para o meio ambiente e o futuro do planeta. As fontes de energia mais conhecidas, como as fósseis e as hídricas estão escassas. Então, cada um precisa fazer a sua parte para preservá-las.

Por isso, vamos indicar, agora, três formas de reduzir o consumo de energia na sua casa. Acompanhe.

  1. Utilize a luz natural

Usar a luz natural traz algumas vantagens que vão além da economia. Ela também é mais saudável para a visão, principalmente na hora de executar tarefas de trabalho no computador. Além disso, estimula a produção de vitamina D, de grande importância para o bom funcionamento da mente e do corpo.

Portanto, procure instalar janelas grandes de vidro, claraboias e outras aberturas em casa que permitam a entrada da luz. Prefira trabalhar durante o dia, para evitar precisar das luzes à noite. Para potencializar a luminosidade, pinte o interior de casa com cores claras.

Prefira luz natural para economizar energia
Prefira luz natural para economizar energia
  1. Prefira lâmpadas e soluções sustentáveis

Se você ainda utiliza lâmpadas incandescentes em casa, troque-as pelas de LED. À primeira vista, o custo parecerá maior, pois elas são um pouco mais caras que as convencionais. Mas a economia a médio e longo prazo vão compensar, já que a eficiência luminosa de uma lâmpada de LED é maior do que as demais e, portanto, ela gasta menos energia para gerar a mesma iluminação.

De acordo com o Inmetro, uma LED de 9 W equivale a uma incandescente de 60 W ou a uma fluorescente compacta de 15W. Isso traz uma economia bastante perceptível na conta de luz.

As lâmpadas de LED são recicláveis e não emitem gases poluentes na natureza, ou seja, perfeitamente sustentáveis. Assim como alternativas de geração de energia que não utilizam recursos hídricos. Um exemplo são as placas solares, outro recurso que você pode adotar para economizar e ajudar a natureza.

  1. Atenção aos aparelhos elétricos

Chuveiros, aparelhos de ar-condicionado e geladeiras são gastadores de energia. Por isso, antes de adquiri-los procure o selo Procel de Eficiência Energética. Ele indica quando um aparelho é mais econômico.

Procure também pela tabela de eficiência do Inmetro, que indica o quanto um aparelho é econômico. A classificação vai de A a G, sendo A o mais eficiente e G o mais gastador.

Pequenos detalhes para economizar energia

Além disso, evite banhos longos, ligue o ar-condicionado somente quando for extremamente necessário e não fique abrindo a geladeira de hora em hora. Verifique se a borracha de vedação do refrigerador está em boas condições e se o filtro do ar está bem limpo, pois esses dois descuidos significam mais consumo.

Pode parecer bobagem, mas aquela luz do stand by em aparelhos eletrônicos, como televisores, home theater, computadores etc. também consome energia desnecessariamente. Por isso, desligue-os completamente quando estiverem fora de uso.

Economizar energia, enfim, é uma prática simples que requer pequenos cuidados no dia a dia, mas que produz grandes resultados para o seu bolso e para o meio ambiente. Que tal começar a adotar as nossas dicas hoje mesmo?

Deixe seu comentário com mais dicas de economia!


publicidade

publicidade