CarreiraColunistasEngenharia de Segurança no Trabalho

Tudo que você precisa saber sobre Renovação de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

0

Oque é AVCB?

O AVCB ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento obrigatório para diversos tipos de edificações. Em outras palavras é o documento garante a segurança da edificação, além disso atesta que a edificação está preparada para oferecer maior proteção contra incêndios.

Por isso renovar o AVCB é um processo definido de acordo com a legislação estadual, entretanto o profissional necessita  do conhecimento da legislação do Corpo de Bombeiros de cada estado para saber as exigências.

Porque é importante renovar o AVCB?

Devemos elaborar a renovação de AVCB para não trazer graves consequências, se houver algum problema como o de incêndio, a seguradora do imóvel poderá se negar a fazer o pagamento da indenização em caso de sinistro.

Contudo considerando pelo ponto de vista legal,  a ausência ou vencimento do documento deixa a edificação propensa a algumas penalidades.

O responsável legal pagará uma multa, que pode varia de acordo com os itens que estão em desacordo com a lei. A não adequação pode resultar até mesmo em interdição do local por tempo indeterminado.

 

Qual profissional esta habilitado a fazer a renovação de AVCB?

O arquiteto, o engenheiro de segurança do trabalho e o engenheiro civil estão autorizados a elaborarem a renovação de AVCB.

Em alguns estados, o Corpo de Bombeiros exige também uma especialização em engenharia de segurança do trabalho da parte do engenheiro civil e do arquiteto.

O ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros local e pedir uma confirmação sobre o profissional liberado para executar o projeto em seu estado.

Quando Renovar?

A renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros é necessária, uma vez que o AVCB é temporário, dura de 1 até 5 anos, de acordo com o risco da edificação, quando este período estiver prestes a terminar é preciso pedir a renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros.

Outro tipo de situação em que a renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros é necessária se dá quando feita alguma alteração no projeto original que foi vistoriado.

Para as edificações com ocupação do tipo F (reunião de público) o AVCB tem validade de 3 anos, para demais ocupações a validade é de 5 anos a partir da liberação em vistoria.

Como cobrar a renovação de AVCB?

O custo para emissão de renovação de  AVCB   dependerá das características da edificação levando em consideração a área construída.

Não haverá cobrança de taxa do corpo de bombeiro (TSP relativo à Processo de Segurança Contra Incêndio e Pânico).

Cuidados para elaborar a renovação de AVCB.

Para fazer a renovação escolha uma empresa especializada em engenharia ou arquitetura e solicite uma visita técnica.

Quais as etapas para emissão/renovação do AVCB?

Para emitir ou renovar o seu documento, será necessário seguir alguns passos:

Escolher uma empresa especializada em engenharia e solicitar uma visita técnica;

Realizar um orçamento;

Uma vez aprovado, será feito o projeto arquitetônico da edificação, no qual constam as áreas construídas, com suas respectivas metragens e dimensões;

O projeto de combate a incêndio será elaborado, como uma forma de planejamento de todos os mecanismos de segurança necessários para esse tipo de situação;

Implantar as medidas de segurança determinadas;

Realizar nova visita técnica para conferência;

Emitir protocolo pelo Corpo de Bombeiros;

Realizar vistoria do Corpo de Bombeiros;

Emitir finalmente o laudo AVCB.

TUTORIAL PARA SOLICITAÇÃO DE RENOVAÇÃO DE AVCB

 

 

 

 

 

 

 

 

Marco Antonio
Mineiro Diretor arquitetura de eventos (Projetista e especialista em legalizações de eventos). Formação Eng. Civil, Eng. Produção, Pós-graduado em Segurança do trabalho com experiência em projetos prevenção de incêndio para eventos, gestão de projetos e inteligência de dados. Apaixonado por eventos com 15 anos de mercado realizando dimensionamento, planejamento na execução de eventos. Com aprovação de mais de 200 eventos em órgãos públicos. Colunista do Blog da Engenharia/ instagram: @marcoarquiteturadeeventos/ linkedin: www.linkedin.com/in/engenheiromarco

Redes Sociais: o dilema que a nossa geração enfrenta

Previous article

Saúde 4.0: A revolução da tecnologia em prol do bem estar

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in Carreira