publicidade

publicidade

Saiba por que você deveria considerar usar o LaTeX na Engenharia


Você já ouviu falar no LaTeX na Engenharia? O LaTeX consiste em um conjunto de macros para o processador de textos TeX e é largamente utilizado pela comunidade científica devido à sua grande qualidade tipográfica. Os recursos matemáticos são famosos, mas o LaTeX também pode ser usado para fazer apresentações, partituras e vários outros arquivos.

LaTeX na Engenharia
Imagem: youtube.com

Leia também: Você sabe o que é LaTeX?


+ LaTeX: O que é e para que serve?

Antes do LaTeX, veio o TeX, uma linguagem gratuita e livre criada por Donald Knuth e 1978. Leslie Lamport transformou esse sistema em uma linguagem markup chamada LaTeX. O LaTeX é como uma interpretação do TeX.

Quando comparados a outros editores de texto (Word, LibreOffice Writer e etc.), o LaTeX possui a vantagem de não desformatar. Você pode abrir o mesmo arquivo no Windows, no Linux ou em qualquer sistema operacional que ele continuará o mesmo. Ainda, há várias plataformas de LaTeX que você pode escolher para usar, incluindo opções de edição online.

LaTeX na Engenharia
Imagem: pt.wikipedia.org

No início, LaTeX parece um bicho de sete cabeças. Você vai perceber que não há só uma maneira de fazer um trabalho, que pode ser construído em um arquivo ou na junção de vários. Também há pacotes e códigos que podem te deixar perdido e, se você não tem afinidade com programação, a primeira sensação é de que você nunca vai conseguir fazer nada com aquilo. Porém, uma vez que você usa e percebe a facilidade com que as coisas começam a fluir, dificilmente você vai querer usar outro editor.

+ Vantagens e desvantagens do LaTeX

Uma vantagem enorme é que você não precisa ficar formatando cada vez que mexe no texto. A intenção é justamente usar algo já pré-formatado e manter o foco na escrita e não na formatação. Tem comando para tudo, basta procurar por ele. Há, ainda, vários templates disponíveis na internet e muitas revistas ou congressos fornecem o template pronto, é só inserir seu texto.

Fazer tabelas no LaTeX pode ser um pouco difícil. Porém, existem alguns sites que tornam o trabalho muito mais simples, como o Table Generator. O mesmo acontece para equações, há vários sites que permitem que você monte a equação ali e cole no editor de texto. Inclusive, escrever qualquer equação ou símbolo em LaTeX é mais fácil que em muitos editores de texto. A princípio, parece difícil, mas você vai perceber que não é. O que não falta na internet é apostila ou sites que ensinam desde os primeiros passos.

LaTeX na Engenharia
Imagem: vtex.it

Outra grande vantagem do LaTeX é na geração de referências. Quem nunca ficou sofrendo para montar as referências manualmente ou apanhando do Word? No LaTeX o segredo é o seguinte: o Google Acadêmico já disponibiliza as referências para você no formato adequado, basta colar no arquivo de referências e voilà. Para isso, é preciso acessar o Google Acadêmico, clicar nas configurações e marcar a opção “Mostre links para importar citações para o”. No caso, você seleciona o que for usar. Depois de salvar você vai perceber que aparece uma opção de importar para a opção que você escolheu. É só clicar, copiar e colar no arquivo. Atenção: talvez seja necessário fazer algumas alterações.

+ LaTeX na Engenharia

A Engenharia, de modo geral, trabalha o tempo todo com fórmulas, equações, matrizes e outros itens que podem render um longo trabalho em editores de texto convencionais. Por isso, usar o LaTeX pode simplificar muito a vida. Imagine, por exemplo, poder usar sempre o mesmo modelo para fazer os trabalhos e relatórios, bastando trocar o conteúdo. Ok, você também pode fazer isso em outros editores, mas no LaTeX não tem preocupação com as imagens que vão parar em locais obscuros (tem um comando que a deixa fixa no local), o texto que quebra em locais errados, a letra que aparece em formato diferente quando você cola e outros.

Há, ainda, a opção de preparar arquivos de apresentações. Neles, o texto fica “certinho” e agrada qualquer perfeccionista. Sem falar na praticidade de fazer citações e referências.

LaTeX na Engenharia
Imagem: ctan.org

Leia também: Abntex2, uma alternativa na hora de fazer trabalhos com as normas da ABNT


O maior empecilho do LaTeX é o que chamam de “curva de aprendizado”, que pode ser mais difícil no começo. Porém, uma vez que você aprende como funciona, começa a vê-lo como uma ferramenta maravilhosa. A vantagem é que o número de usuários do LaTeX cresceu bastante, então, quando você tem alguma dúvida, basta procurar no Google. Se não conseguiu encontrar em português, não desista. Você pode achar muito mais informações se pesquisar em inglês.

No fundo, se você tiver um tempo, compensa bastante aprender LaTeX, principalmente se você tiver afinidade com softwares. Ao longo do tempo, você vai perceber que é uma ferramenta poderosa e que pode te ajudar muito na engenharia.

Referências: The LaTeX Project; TeX.


publicidade

publicidade