publicidade

publicidade

Engenharia Ambiental e Sanitária


Engenharia Ambiental e Sanitaria-guia-das-engenharias

+ O que é o curso?

O objetivo do curso é preparar o profissional para trabalhar pela preservação do meio ambiente e proteção da saúde humana, com foco na redução dos danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas a partir da avaliação e prevenção à poluição, ao gerenciamento de operações voltadas à coleta e ao tratamento adequado de esgoto e ao devido descarte de resíduos.

+ As atividades do profissional

Com uma gama de conhecimentos tecnológicos, ambientais, econômicos e culturais, o profissional é multifacetado e pode exercer suas funções na área industrial, em secretarias do meio ambiente, construtoras e empresas de energia.

Engenharia Ambiental e Sanitaria2-guia-das-engenharias.jpg

+ As matérias do curso

O curso envolve diferentes matérias, com temas da área das Ciências Biológica e Exatas. Física, química, biologia, geologia, hidráulica, saúde e segurança do trabalho, cartografia, gestão ambiental e resíduos sólidos são algumas das matérias encontradas na grade curricular da Engenharia Ambiental e Sanitária.

O curso dura 5 anos, com estágio e trabalho de conclusão de curso obrigatórios. Mas é possível ingressar na área como tecnólogo, em curso com duração de 3 anos. O tecnólogo atua principalmente na área de saneamento básico, e geralmente trabalha em parceria com um engenheiro.

+ O mercado de trabalho

O mercado para os profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária está em crescimento, assim como a preocupação com questões ambientais e relacionadas à saúde das pessoas.

O setor público é uma das principais portas de entrada, e com programas de governo voltados à erradicação do descarte inapropriado de resíduos, o trabalho de um engenheiro desta área é fundamental.

Engenharia Ambiental e Sanitaria3-guia-das-engenharias.jpg

+ Faculdades com o curso

Também podem ser encontradas as denominações: Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental ou Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis

  • Universidade Federal do Pará (UFPA), na cidade de Belém

  • Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador

  • Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, no Rio de Janeiro

  • Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Sorocaba, São Paulo

Referências: SENAC, Guia do Estudante

 

 


publicidade

publicidade