Engenharia-Mecânica-Blog-da-Engenharia

É a área da engenharia responsável pelo desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos. O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Calcula a quantidade necessária de matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança para a produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Trabalha geralmente com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos.

Mercado de Trabalho

Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), devido o mercado de trabalho estar aquecido para os engenheiros no Brasil, é previsto uma escassez de mão-de-obra para os próximos anos, o que pode levar à busca por profissionais no exterior. A demanda por engenheiros mecânicos é mais aquecida nas áreas de desenvolvimento de projeto, em que o profissional faz análises numéricas, cria soluções tecnológicas, desenvolve produtos e otimiza sistemas. Todo o setor industrial necessita desse tipo de profissional. O aumento na renda média do brasileiro, registrado nos últimos anos, e as políticas do governo federal para superar a crise econômica mundial de 2008 impulsionaram fortemente a venda de automóveis. A região do ABC paulista e cidades do interior do estado de São Paulo, como Campinas, concentram muitas indústrias e, consequentemente, demandam muitos profissionais. No entanto, outras cidades como Porto Alegre (RS) e Camaçari (BA) também oferecem oportunidades. Assim como outros setores, desde a indústria automotiva à exploração de petróleo e gás.

Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); Fonte: CONFEA.

O Curso

Além das disciplinas básicas de Engenharia, entre elas física e matemática, o estudante assiste a aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transmissão de calor, resistência de materiais, processos de transformação, vibrações e sistemas mecânicos. Há muitas atividades em laboratório, como o desenvolvimento de ensaios e de protótipos, estudo de combustíveis alternativos e de tecnologia de ponta. Prepare-se para desenvolver sua habilidade em desenho, indispensável para o projeto de máquinas. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios, assim como para as demais engenharias.

Duração média: cinco anos.

Em quais frentes o profissional pode atuar

Máquinas e equipamentos: Projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.
Pesquisa e desenvolvimento: Fazer protótipos de máquinas e realizar testes de produtos, para determinar modificações necessárias.
Processos: Pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação.
Projeto: Planejar e instalar linhas de produção e fazer adaptações nas já existentes.
Vendas técnicas: Acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes. 

As melhores escolas (segundo o Guia do Estudante)

5 estrelas: DF Brasília UnB. Mg Belo Horizonte UFMG. Itajubá Unifei. Uberlândia UFU. SC Florianópolis UFSC. SP Campinas Unicamp. São Carlos USP. São José dos Campos ITA Eng. Mecânica-aeronáutica. São Paulo USP.

4 estrelas: Mg Belo Horizonte Cefet-MG, PUC Minas Eng. Mecân. (mecatr.); Engenharia Mecânica. São João del Rei UFSJ. PA Belém UFPA. Pe Recife UFPE. PR Curitiba PUCPR, UFPR, UTFPR. RJ Rio de Janeiro PUCRio, UFRJ. RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. SC Joinville Udesc. SP Bauru Unesp. Guaratinguetá Unesp. Ilha Solteira Unesp. São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI Eng. Mecân. (automob.); Engenharia Mecânica. São Caetano do Sul Mauá-SP. São Paulo Mackenzie. Nova Friburgo Uerj Eng. Mecân. (termofluidodinâmica).

3 estrelas: AM Manaus UEA. BA Salvador UFBA, Unifacs. CE Fortaleza UFC, Unifor-CE. eS Vitória Ufes. PB Campina Grande UFCG. João Pessoa UFPB. Pe Recife UPE Eng. Mecân. Ind.. RJ Niterói UFF. Rio de Janeiro Cefet-RJ, Uerj. Volta Redonda UFF. RS Caxias do Sul UCS. Passo Fundo UPF. Rio Grande Furg Eng. Mecân. Empr.; Engenharia Mecânica. Santa Cruz do Sul Unisc $$$. Santa Maria UFSM. São Leopoldo Unisinos. SP São Paulo Faap, USJT.

Referências: Guia do Estudante; CONFEA.