publicidade

publicidade

Engenharia Mecânica


 Engenharia2-Mecanica-gui-das-engenharias.jpg

+ O que é o Curso?

A área da Engenharia Mecânica é a responsável pela projeção, construção, análise e manutenção dos sistemas mecânicos. É um dos campos mais vastos da Engenharia, que inclui também pesquisas tecnológicas, controle de qualidade, supervisão de processos e definição de procedimentos de segurança na linha de produção.

+ As atividades do profissional

O engenheiro mecânico tem várias possibilidades de atuação, como na projeção de máquinas e sistemas, na coordenação da fabricação de ferramentas e no controle de qualidade. Este profissional, em conjunto com outros engenheiros, pode atuar na automação de sistemas e em diferentes setores da indústria, como a automobilística, aeronáutica e de produção. Outra possibilidade para o engenheiro ou engenheira é trabalhar com vendas técnicas, atuando diretamente na comercialização e suporte aos clientes.

  • As matérias do curso

Na matriz curricular do curso de Engenharia Mecânica estão incluídas as disciplinas básicas da Engenharia e outras específicas da área, como vibrações e sistemas mecânicos, mecânica aplicada, mecanismos, prática de oficina, sistemas hidráulicos e pneumáticos e dinâmica de veículos.

O curso, com duração de 5 anos, também é encontrado com denominações como Engenharia de Manufatura, Engenharia Automotiva e Engenharia de Produção Mecânica. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Há a possibilidade de um curso tecnológico em Fabricação Mecânica, com duração mais curta, de 3 anos. O tecnólogo é responsável pela instalação de máquinas, assim como por sua operação e manutenção. O trabalho é realizado em conjunto com engenheiros, e uma das áreas de atuação possível são as fábricas de autopeças.

Engenharia3-Mecanica-gui-das-engenharias.jpg

+ O mercado de trabalho

Por ser um profissional versátil, há demanda por profissionais em diferentes áreas, principalmente na indústria automobilística, aeronáutica e também na indústria relacionada à geração de energia.

Outras possibilidades em crescimento para o engenheiro mecânico estão relacionadas à área de biociências, na assessoria a hospitais e clínicas em projetos de biomecânica, e também na consultoria a projetos industriais.

Engenharia-Mecanica-gui-das-engenharias

+ Faculdades com o curso

  • Instituições reconhecidas pelo MEC e avaliadas pelo Guia do Estudante
  • Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal
  • Universidade Federal do Pará (UFPA), em Guamá
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre
  • Engenharia Mecânica Aeronáutica – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo.

Referências: Guia do Estudante, Guia da Carreira, IG – Guia de Profissões

 

 

 


publicidade

publicidade