Se tem algo que eu sempre sonhei (além dos carros voadores), foi em ver o piloto automático ser verdadeiramente AUTOMÁTICO e AUTÔNOMO, onde você pudesse ligar o carro, introduzir o endereço no GPS e depois então tirar um belo cochilo, rs.
Pois bem, a Volvo e o Bureau de Transportes da Suécia estão trabalhando em um sistema que é, basicamente, a implantação de imãs no piso das estradas do país, com o objetivo de aumentar a capacidade de rastreamento de um veículo em qualquer condição climática. Com o advindo da condução autônoma, esses pequenos dispositivos ajudarão na orientação do usuário juntamente com o GPS e os demais sensores presentes no veículo.
Os imãs estão sendo instalados 20 cm abaixo do piso da estrada, proporcionando um erro de medição de somente 10 cm. Eles funcionam mesmo se tiver lama ou neve na pista, podendo servir como “pequenos faróis” para um veículo autônomo. Segundo os envolvidos, os testes estão sendo muito promissores.
A Volvo é uma marca que eu sempre admirei, e é uma das empresas que mais investem em tecnologias de segurança e condução autônoma do mundo. Muito provavelmente a estrada “imantada” deverá ser integrada, no futuro, ao programa Sartre e às tecnologias de cruzeiro adaptativo desenvolvidas atualmente.
Mas uma coisa eu tenho certeza, o Brasil deverá ser o último país no mundo a receber a tecnologia (hahaha)
Vi a matéria original lá no NA
Em breve carros terão “condução autônoma”
15 de março de 2014
Read next
↪ Marcelo Odebrecht é eleito o Eminente Engenheiro do Ano
16 de novembro de 2012
O título de Eminente Engenheiro do Ano é concedido pelo Instituto de Engenharia desde 1963 em…
1 min read
↪ Unesp divulga prova e gabarito da primeira fase do vestibular 2013
19 de novembro de 2012
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou as quatro versões da prova de conhecimentos gerais e os…
1 min read
Confira a evolução e as novidades da construção do novo Estádio Allianz Parque
19 de março de 2014
Não, não sou Palmeirense, e não estou publicando este artigo por causa do time, mas sim pela grande obra do…
2 min read
Quer estudar na Unesp sem ter que prestar vestibular? Agora você pode!
8 de dezembro de 2012
Estava eu, navegando pelo site Tecmundo quando me deparo com a seguinte nota: “UNESP disponibiliza cursos…
1 min read
