Várias partes do Brasil têm registrado altos índices de chuva. Que tal aproveitar para adotar a ideia do reuso de água, utilizando o recurso para rega de jardins ou limpeza de calçadas? Além de ajudar o meio ambiente, o bolso agradece.
Os meses mais chuvosos chegaram e particularmente este ano de forma ainda mais intensa. Mas como aproveitar tanta água que cai do céu? E como armazená-la de forma ecológica, econômica e eficaz para reuso em atividades domésticas, como na descarga de banheiro, lavagem de roupas e carros, irrigação, e outras atividades?
Nem todos conhecem, mas há muitas maneiras de reaproveitar a água em casa. Uma delas é por meio de cisternas, um tipo reservatório subterrâneo que armazena água da chuva para ser reutilizada. Em locais onde o abastecimento é imprevisível elas ajudam a contornar os efeitos do racionamento, pois aumentam a quantidade de água disponível. É o caso dos modelos desenvolvidos em polietileno pela FortLev, indústria líder do setor. Tanto a cisterna vertical quanto a horizontal são capazes de armazenar 5 mil litros de água da chuva, bastando que sejam enterradas e conectadas às calhas do telhado.
Já para quem dispõe de pouco espaço uma solução prática é o tanque slim que por possuir design diferenciado não precisa ser enterrado, bastando ser instalado próximo às calhas do telhado para captar água da chuva. Possui capacidade de armazenamento de 2 mil litros d’água e possui torneira para uso na rega de jardins. Todas as soluções, além de serem eficientes na economia de água e redução dos custos da casa, contribuem na preservação dos recursos naturais.
Conheça melhor as opções para captação e armazenamento de água de chuva:
Cisternas horizontais
Voltada para a utilização em áreas comerciais, residenciais, industriais e agrícolas, a cisterna é uma revolução no conceito de armazenamento e economia de água. O produto foi desenvolvido com tecnologia para permitir a instalação subterrânea rasa, aliando resistência e qualidade. Ela suporta as pressões do aterramento, podendo ser instalada em qualquer ponto do terreno. Pode ser instalada conjugada para aumentar a capacidade de armazenamento, sendo a solução ideal para condomínios, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos que precisam de garantia de grandes volumes de água. Está disponível na versão de 5 mil litros.
Cisternas verticais
Foram desenvolvidas para armazenar água da chuva e potável, e possuem como atributos principais a facilidade de instalação, acesso para manutenção e tampa com ¼ de volta. Devido a suas dimensões, requer a menor área de escavação do mercado, quando a opção for usá-la enterrada. Voltadas para utilização em áreas comerciais, residenciais, industriais e agrícolas, foram projetadas para o armazenamento de grande quantidade de água de forma discreta e funcional. podendo ser instalada no jardim, sob a residência, ou em outros pontos do terreno. Disponível no modelo de 5 mil litros.
Tanques Slim
Reservatório com sistema exclusivo e inovador, ideal para espaços reduzidos. Com capacidade para até 2 mil litros, proporciona economia por meio do reaproveitamento da água da chuva, que pode ser usada na rega de jardins ou distribuição para outras partes da casa, como no vaso sanitário. Possui proteção anti-UV e é composto por tampa encaixável e caixa separadora de folhas. Tem paredes internas lisas para facilitar a higienização. Interligados em sequência, podem ser utilizados como muro.
Via de Tríade Comunicação e ECivilNET
Chuvas fortes: como aproveitar tanta água que cai do céu?
26 de abril de 2012
Postagens Relacionadas
Descoberta do pré-sal leva à disputa por profissionais de engenharia
Os engenheiros nunca estiveram em uma situação tão favorável como nos dias atuais. Além das obras de infraestrutura promovidas pelo…
21 de agosto de 2012
Gestão de resíduos é grande diferencial na construção civil
A construção civil é uma das áreas que mais agride o meio ambiente. Para tornar a área mais…
25 de outubro de 2012
Gestão de carbono, o legado da Camargo Corrêa para o meio ambiente
Programa pioneiro e inovador adotado pela construtora há dois anos é importante agente mobilizador para transformações que ajudam…
24 de janeiro de 2012
Universidade Federal de São João del Rei promove o XII CONEMI e II COEN
A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), os Centros Acadêmicos de Engenharia Mecânica (CAMEC), o…
27 de junho de 2012