Afinal, você sabe o que é nanotecnologia? E o que seria a nanociência? Para explicar esses conceitos, os professores do Instituto de Química (IQ) da USP, em São Paulo, Henrique Toma e Delmárcio Gomes da Silva, desenvolveram a cartilha Nanotecnologia para Todos!
O projeto, feito a quatro mãos, teve o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP e foi lançada no dia 12 de outubro. O Santander Universidades viabilizou a produção do material. Sua primeira tiragem impressa foi distribuída para três escolas públicas e uma privada em eventos de divulgação. A cartilha também possui versão on-line gratuita e pode ser acessada por qualquer pessoa neste link.
O professor Delmárcio ajuda entender o conceito de nanotecnologia e a cartilha:
O que é nanotecnologia?
O termo nanotecnologia se popularizou nos anos 1980 com o engenheiro K. Eric Drexler, que propôs que, um dia, máquinas nanométricas conseguiriam manipular os átomos. “Nano é uma dimensão muito pequena. Falamos de uma escala um milhão de vezes menor do que o milímetro”.
A cartilha explica que a nanotecnologia – hoje com aplicações mais simples do que quando Drexler a concebeu pela primeira vez – é o “design e a produção de estruturas, materiais e dispositivos a partir do controle da forma e do tamanho em escalas nanométricas”. Ou seja, é uma tecnologia que se utiliza da escala nanométrica para desenvolver novos objetos que facilitarão a vida do ser humano no futuro.
A aplicação da nanotecnologia no dia a dia
Delmárcio afirma que cada vez mais a nanotecnologia aparecerá em nossas rotinas. “Passamos por um avanço muito grande na regulamentação da nanotecnologia no Brasil. Neste ano, acredito que produtos com nanopartículas estarão ainda mais acessíveis para os consumidores”.
A cartilha lista os muitos e diferenciados usos da nanotecnologia pela ciência. “Temos hoje o desenvolvimento de roupas que não sujam e não molham. São roupas com um tratamento na superfície que permitem alguns efeitos diferentes das roupas comuns. Há também uma nova geração de células solares e o uso de nanotecnologia no tratamento de câncer, por exemplo”.
Um ponto interessante desse conceito é que a nanotecnologia usa como base eventos que já ocorrem na natureza há anos. O professor do Instituto de Química explica que, por exemplo, a roupa que não suja e não molha veio da mesma habilidade que a flor de lótus possui em suas folhas.
A cartilha